sexta-feira, 3 de junho de 2011

Porto Seguro

Um dos destinos turísticos mais atrativos do nordeste – quiçá do Brasil – é Porto Seguro, litoral sul da Bahia. Localizada na Costa do Descobrimento, Porto Seguro é um distrito que engloba também Santa Cruz Cabrália, Santo André, Arraial D’Ajuda e Caraíva. Todas disputam com a cidade de Porto Seguro qual é o lugar mais paradisíaco, maravilhoso, INADJETIVÁVEL da Bahia.

Cantada em verso e prosa, Porto Seguro é um daqueles lugares que, mesmo sem conhecer, qualquer um “baba” só de pensar. Mas que feitiço é esse que encanta as pessoas mais diversas? É o que fomos descobrir.

O distrito de Porto Seguro é, indiscutivelmente, destino obrigatório. E ainda por cima, é o lugar badalado mais barato desse país, que insiste em explorar os pobres dos viajantes (ou os viajantes pobres).

E vamos confessar: ficamos irremediavelmente enfeitiçados, embasbacados, apaixonados, maravilhados, extasiados com Porto Seguro, Cabrália, Arraial D’Ajuda, e quando chegamos em Caraíva... gozamos!

Dica:
Pousada Veleiro. Rua dos Maracanãs, 81, centro. Contato: (073) 3288 2931

Durante o dia, um céu. À noite, esta pacata rua se transforma na famosíssima Passarela do Álcool

Ainda na Passarela. Aqui, a Casa João Ubaldo Ribeiro (prédio verde). Quem leu Viva o Povo Brasileiro, para citar apenas um, não poderia deixar de visitar e registrar

Passarela do Álcool no início da noite. Em pouco tempo, mal podemos andar de tanta gente. O comércio local fica aberto até a meia-noite. Bares e restaurantes entram pela madrugada. As barracas permanecem de pé enquanto houver gente circulando

As barracas de drink's são enfeitadíssimas. O drink "capeta", mistura de guaraná, vodca e leite condensado, delicioso, nasceu aqui, em Porto Seguro

Essa baiana arretada, dona de uma das inúmeras barracas de tapioca da Passarela do Àlcool, tem um sonho - conhecer São Luís do Maranhão. Deixamos nosso contato. Quando chegar por aqui, será nossa hóspede com todas as honras

Centro histórico - parece uma redundância. O Brasil nasceu aqui. Qualquer lugar pode ser chamado de histórico.

Centro histórico

A cadeia ficava ao lado da igreja. Mas os padres não se importavam com as almas desgarradas. Era época de enriquecer em nome de Jesus. Quanta coisa mudou...

Vista do centro histórico

Uma cervejinha para refrescar

Museu no centro histórico

Os índios Pataxó comercializam seu belíssimo artesanato por toda Porto Seguro e arredores. Quase morro de tanto comprar "coisinhas para o lar"

Mais um absurdo que tivemos que engolir, dentre tantos por aí - qualquer criatura de pele morena se fantasia de índio, finge ser um Pataxó, e tenta ganhar dinheiro dos turistas

Não suporto que nos classifiquem como turistas. Mas não resisti ao mico clássico. Existe coisa mais típica de turista que esses arranjos ridículos?

Não poderia deixar de registrar nossa pousadinha lindinha, aconchegante, confortável, com funcionários muito simpáticos e, o melhor de tudo - barata! E perto da efervescência de Porto Seguro

Parque Monte Pascoal. Aqui é o lugar mais provável do primeiro encontro entre os europeus e os indígenas. O palco do primeiro ato da desgraça indígena

Deixando Porto Seguro de balsa, em direção a Arraial D'Ajuda

Estando em Porto Seguro, é quase obrigatório dar uma chegadinha em Arraial D'Ajuda, tema de uma outra postagem

1. Acabei de chegar de lá, parabéns vc descreu com uma exatidão maravilhosa, parabéns!!!