sábado, 4 de junho de 2011

Arraial D'Ajuda

O vilarejo de Arraial D'Ajuda pertence ao distrito de Porto Seguro, e é passeio obrigatório. As praias são lindíssimas, tudo é muito bem cuidado e limpo. O turismo local não conhece baixa estação - chova ou faça sol, Arraial está sempre lotada.

Muito bem servida de bares, restaurantes, pousadas e hotéis, Arraial conta ainda com um comércio bem estruturado e diversificado. Quando a noite cai e as praias começam a esvaziar, uma excelente pedida é o centro da vila, que possui vida noturna agitada. Quer diversão? Você encontra para todos os gostos. Quer tranquilidade? Você acha também.

Arraial D'Ajuda é chique!






Uma das inúmeras lindas praias de Arraial D'Ajuda



              





Na barraca da praia. Será que aguenta mais uma caipirinha?




Vila de Arraial. Mais uma vila de pescadores transformada em paraíso de consumo turístico. E os pescadores? Sabe-se lá...






Um dos diversos "shoppings" de Arraial





Na praça de alimentação de um dos shoppings





Entrada de uma das inúmeras galerias de comércio





Outra galeria comercial




Outro shopping. A vila de Arraial é um imenso shopping rústico a céu aberto. E os preços são de lascar


Ainda na praia, conhecemos Patrícia, ou Luna de Ônix, uma linda hippie uruguaia que nos convidou para conhecer a vila após o pôr-do-sol. Ficamos com ela e o marido, Kléber, ou Rastafári do Sertão (ele é natural de Cabrobó, conterrâneo de Tom Zé), a noite quase toda. Na hora de irmos embora (dormir em Arraial é muito caro) eles nos ofereceram, gentilmente, um pouso na casa deles. Obviamente aceitamos, viramos seus hóspedes e pudemos curtir mais um pouco de Arraial na companhia do casal. Matei saudade de vender balangandans na praça (fazia isso na adolescência, escondida dos meus pais)


Arraial é formada de "quadrados", espaços onde casas, igreja, comércio, enfim, um pequeno vilarejo se ajusta geograficamente formando um quadrado (na verdade, um retângulo). O mais famoso é Trancoso, onde quem pode beber uma cervejinha por 8,00 (valores de 2007) se esbalda. Figuras como Gisele Bundchen (será que é assim que se escreve?) costumam frequentar, o que onera terrrivelmente a estadia, ou mesmo a passagem por lá. Gal Costa e Elba Ramalho, só para citar alguns nominhos, têm casa em Trancoso. Desnecessário dizer que passamos, olhamos, e vimos que podíamos aproveitar melhor (ou de outra forma) Arraial D'Ajuda, sem pagar valores absurdos, fora de nossa realidade. Aqui, um quadrado bastante acolhedor, possível para os simples mortais - Vale Verde, onde o casal de hippies tem um ranchinho





Quadrado Vale Verde visto de outro ângulo


Luna de Ônix e Rastafári gravando um recado para Alceu, um outro hippie, dono do Rancho Janis Joplin, na aldeia hippie de Arembepe, última do Brasil ainda sobrevivente. Sempre levamos um gravador para registar o que não conseguimos anotar por alguma circunstância qualquer. Quando souberam que estávamos indo para aldeia, decidiram mandar um recado aos amigos. A entrega do recado fica para outra postagem (ver Aldeia Hippie / Arembepe)

3 comentários:

  1. Ola! Através de uma pesquisa no google encontrei o seu blog..estou a encontrar uma forma de contactar o Rastafari do Sertao, o Kleber..ele conheceu meu pai, falecido em 1985 e que eu nunca conheci..e ha muitos anos atras conheci um grupo de hippie que viajava por Barra Grande que me contou ser possivel ele ter uma foto do meu pai Edmilson, o Ari Pavão. Queria muito contacta-lo nem que seja para ouvir alguma historia sobre meu pai. E mesmo uma questao muito importante pra mim..nunca vi fotos dele e nem sei nada da minha familia por parte de pai. Se puderem me dar alguma informaçao ficaria muito feliz! Muito obrigada pela atençao! Luana Rocha

    ResponderExcluir
  2. Querida Luana, Desculpe a demora, mas estávamos tentando localizar Rastafári. Infelizmente não conseguimos. Procuramos por todos os meios disponíveis. Gostaríamos de ajudar - está sendo uma honra. Mas estamos sem saber o que fazer para encontrá-lo. Caso tenhamos qualquer notícia, entraremos em contato imediatamente. Desejamos boa sorte em sua busca. E muito obrigado por confiar em nós. Ficamos sensibilizados com sua história, e lamentamos não poder responder satisfatoriamente. Um grande abraço. Luiz e Cirana.

    ResponderExcluir