sexta-feira, 17 de junho de 2011

Humberto de Campos / Periá

Há 172km de São Luís, na mesma estrada que leva aos Lençóis Maranhenses, está mais uma cidade cercada de areia fina e branca, muita água para se refrescar, mas infelizmente pouca (ou quase nenhuma) infraestrutura. O que não impede que a bucólica cidade de Humberto de Campos seja uma ótima pedida para um passeio tranqüilo (e barato!).

Infelizmente, ou por ironia do destino, das quatro vezes em que estivemos por lá, três dessas visitas foram acompanhadas por uma chuva torrencial. Mas nada nos impediu de aproveitar, do nosso jeito, nossa estadia em Humberto de Campos.

Em uma dessas vezes fomos pegando chuva desde a estrada. Logo na entrada da cidade vimos um boteco com uma mesa de sinuca e resolvemos parar e esperar a chuva dar uma trégua. Para completar a “sorte”, a cerveja ainda estava quente, e as únicas bebidas geladas eram o guaraná Jesus (exclusividade maranhense) e o vinho Sâo Brás – boa pedida para os lisos e desesperados. Ou seja, nós.

Em companhia de uma grande amiga de farras, viagens e outras tantas loucuras – Isabel Cristina – passamos o dia em Humberto de Campos ouvindo pérolas da música realmente popular brasileira, o que nos fez relembrar o passado e as origens – fomos criados ouvindo Nélson Gonçalves, Altemar Dutra, Diana, dentre outros – e permanecemos no boteco mesmo depois de cessada a chuva.

Sabe aqueles dias que a gente ri sozinho quando lembra? Pois é. Nosso passeio em Humberto de Campos é um desses dias.





"Saboreando" vinho São Brás e guaraná Jesus. Deus não teve piedade



Ouvindo conversa de pescador. Aqui, em companhia da mãe de Isabel, D. Izete, e a filha caçula, nosso xodó, Fernandinha






Dançando o clássico "Verônica"





Queremos apresentar... Humberto de Campos



Moradores do povoado Periá, próximo a Humberto de Campos. Eles nos mostraram um banho de rio de águas límpidas, geladas e deliciosas, e uma galinha caipira ao molho pardo que a gente lembra e baba



Essa ponte assustadora hoje serve somente para as pessoas pularem no rio. Alguns corajosos atravessam de moto

Se refrescando no rio Periá. Ô banho bom! E com direito a tira-gosto de peixe fresquinho, frito no azeite de coco babaçu, acompanhado de uma farinha d'água de gosto incomparável. Vidinha escrota...

Dica: bar da Maria José, na beira do rio

3 comentários:

  1. Sempre bom rever e reviver esses bons momentos passados juntos! Certamente, que vivemos muitas aventuras sensacionais. Isabel Cristina

    Postado por Anônimo no blog Expedições Sobre Rodas em 5 de setembro de 2011 14:27

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! Gostaria de uma dica..onde ficar em Humberto de Campos e é simples pegar o barco para ir para uma cidade perto??? Agradeço!

    ResponderExcluir
  3. Mil desculpas por essa demora indisculpável. Infelizmente, hospedagem em Humberto de Campos deixa DEMAIS a desejar. Prepare-se. Já nos hospedamos, mas nunca indicamos por falta de qualidade mínima. Pegar um barco para Primeira Cruz, ilha do Carrapatal, ou de carro para a Lagoa do Cassó, Santo Amaro e adjacências (tudo na região dos Lençóis Maranhenses) é relativamente fácil e barato. Boa viagem. Agradecemos a visita e a confiança.

    ResponderExcluir