Feriado ensolarado, calor arretado. Pede um descanso mais preguiçoso, um contato maior com a natureza, boa companhia, a indispensável cerveja gelada, comidinha caseira. Tudo isso nos lembrou o povoado Quebra Anzol (145 km de São Luís).
Já postamos anteriormente um passeio que fizemos ao Quebra Anzol (marcador Maranhão, junho 2011). É o tipo do lugar que, sempre que o tempo permite, retornamos. A água do rio é cristalina e não é muito fria. A correnteza é fraquinha, dá pra deixar as crianças à vontade. O lugar é tranquilo, além de muito bonito e próximo a São Luís. Existe um restaurante nas imediações, perto da beira do rio (primeira parada) caso não se queira ter o trabalho de fazer um piquenique. O local é simples e a comida é boa, típica do interior - galinha caipira, pato, capão, bode, carne de sol, peixe de água doce.
Postamos agora fotos de duas visitas ao Quebra Anzol - os feriados do Dia das Crianças (12/10) e Dia de Finados (02/11), ambos em 2012. Passeios em trechos diferentes (e bem próximos) do mesmo rio. Para quem gosta de natureza e tranquilidade, é o lugar ideal. Fica a dica.
Como chegar:
Saindo da ilha de São Luís (BR 135), pegar a MA 110 em Bacabeira (entrar à esquerda em direção a Morros, cidade situada a 100 km de São Luís). Existe placas sinalizando até Morros. São aproximadamente 45 km após as pousadas Quebra Anzol e Pedra Grande (Morros). Não existe placa indicando a entrada para o povoado, portanto, é melhor perguntar para não errar a entrada. Saindo da estrada de asfalto, o caminho é curto e de terra, mas sem obstáculos - qualquer carro sem tração chega lá tranquilamente.
Primeira parada no Quebra Anzol
Neste trecho o rio é mais raso, ideal para quem passeia com crianças
O casal Fernando e Riana com Esterzinha
A natureza foi generosa no Quebra Anzol
Vidinha chata
O violão de Rielle não poderia faltar
Fernando e Riana pensativos
Com Fernando e Rielle. Em tempo: não estamos fazendo confusão nem você está louco(a) - elas são gêmeas idênticas
Lugar excelente para armar acampamento
Restaurante do seu Mariano. É aqui onde pagamos uma taxa para acampar no local - 30,00. Como achamos o preço salgado, já que não possui nenhuma estrutura de camping, decidimos que, quando formos ao Quebra Anzol para acampar, armaremos nossa barraca um pouco mais adiante (fotos a seguir)
Indo embora, doidos pra ficar um pouco mais
Seguindo um pouquinho mais adiante da primeira parada, encontramos outro ponto excelente para banho e camping, sem o pagamento de taxas. Na parada anterior, tratava-se de propriedade particular (seu Mariano). Aqui não, estamos na beira do caminho que leva a outros povoados
Parece assustador, mas a ponte é bem segura
Esse carro, vazio, pesa 2,5 toneladas. Somando-se a isso, 5 adultos (2 bem gordinhos) e toda a tranqueira do piquenique. A ponte nem tremeu...
Nesse trecho o rio é um pouco mais fundo, mas o banho é igualmente tranquilo
Na próxima visita ao Quebra Anzol acamparemos aqui, bem na beira do rio
Mesmo com uma certa profundidade, conseguimos ver o fundo do rio, formado de areia branca e fina
Nenhum comentário:
Postar um comentário