quinta-feira, 11 de abril de 2013

Canindé

Em janeiro/2013, quando voltávamos das férias passadas na praia naturista de Tambaba (PB), já postada aqui, decidimos fazer um percurso diferente para fugir da buraqueira e (re)construção da estrada entre os municípios cearenses de Itapajé e Umirim. Durante uma rápida passagem por Fortaleza para rever uma parte da família, nosso querido amigo Renato Brasileiro nos sugeriu fazermos um percurso um pouco maior, mas em menos tempo e, ainda por cima, inédito - o que mais nos atraiu. No meio do caminho - e quase na hora do almoço - resolvemos parar e conhecer a cidade de Canindé (117 km de Fortaleza).

Cidade de romeiros e/ou turismo religioso, no mês de outubro Canindé é palco de uma das mais antigas festas religiosas do Brasil - a festa de São Francisco das Chagas, um grande evento religioso que recebe em média, todos os anos, cerca de 2,5 milhões de romeiros franciscanos de todo o Brasil. Segundo consta, é a maior romaria franciscana da América Latina, conhecida como Romaria de Canindé. A cidade possui ainda a maior estátua de São Francisco do mundo (30,25 metros de altura), e também o lugar onde São Francisco é mais devotado depois da cidade natal do santo - Assis, na Itália. As romarias cresceram tanto que o Vaticano concedeu o título de basílica à igreja matriz da cidade, construída em 1915.

Em Canindé é muito comum ver romeiros de todas as idades vindos de vários pontos do país, uns de carro, outros de ônibus, caminhões, a cavalo e até a pé. Nos disseram que a festa é repleta de violeiros e cantadores. O artesanato é basicamente de artigos religiosos: imagens de santos, terços, fitinhas, medalhas com imagens de santos, velas, etc. São inúmeras lojas no entorno da basílica.

Tiramos algumas fotos, amarramos uma fitinha fazendo pedido ao santo, e levamos na bagagem, quase por acaso, a lembrança do maior centro de fé católica do Ceará.

Ainda em Fortaleza, matando saudades dessa turma: nós e Renato, Lelé, Zequinha, Maíra e André, aguardando mesa num bar em frente ao Coco Bambu, onde almoçaríamos



Almoçando no Coco Bambu - deliciosa diversão

Em Canindé - Basílica de São Francisco das Chagas (1915)





Interior da basílica







Esta é considerada a maior estátua de São Francisco do mundo

Amarrando a fitinha, agradecendo por estar ali com saúde, e pedindo proteção para chegar em casa com  tranquilidade, como sempre

Hajam pedidos e agradecimentos! Toda a grade que circunda a estátua é totalmente coberta de fitinhas

Uma parte da cidade vista de cima, no local onde está a estátua

Nenhum comentário:

Postar um comentário