terça-feira, 23 de agosto de 2011

Santo Amaro


Localizada na região dos Grandes Lençóis, Santo Amaro não é tão famosa e badalada como a vizinha cidade de Barreirinhas, possui estrutura mínima, mas não está desordenada e ainda pode ser chamada de bucólica. E a paisagem é igualmente exuberante. Os preços também não são tão salgados (ainda), e por manter um quê de vilarejo, Santo Amaro possui um charme especial.

Há mais ou menos 10 anos era missão quase impossível chegar nesse pequeno paraíso. As ruas não possuíam calçamento nem iluminação pública. A hospedagem era nas próprias casas dos nativos ou em barracas de camping. Hoje, basta um telefonema e as vans nos pegam em casa, nos deixam no povoado Sangue, onde pegamos um carro com tração 4X4, e depois de uma trilha de areia, chegamos tranquilamente, 3 ou 4 horas depois, na paradisíaca Santo Amaro.

A cidade é cortada pelo rio Alegre, lindíssimo, com suas águas límpidas e avermelhadas. Passeios obrigatórios e que valem a pena conhecer, contratando uma Toyota, são os povoados Betânia e Espigão. E uma das maiores e mais linda lagoa dos Lençóis, a Lagoa das Gaivotas, localiza-se aqui. É uma das poucas que não seca durante o período de estio.

Aos que pretendem conhecer os Lençóis Maranhenses de forma mais tranqüila, uma boa pedida são as cidades de Santo Amaro ou Paulino Neves, tema de outra postagem deste blog.

DICAS: Para chegar a Santo Amaro o trajeto é o mesmo de Barreirinhas, fazendo-se um desvio depois da entrada de Humberto de Campos, quando pegamos um caminho de areia a partir do povoado Sangue. A trilha requer carro com tração 4X4 e é mais seguro em companhia de um guia, pois não existe sinalização. O ideal é contratar uma agência de turismo em São Luís ou Barreirinhas. No período chuvoso a trilha alaga em vários pontos, e o risco de atolar ou ficar pelo caminho é grande. Tração, guia e um snorkel são imprescindíveis.



Na comunidade Sangue, onde deixamos nosso carro (ainda um Gol) e pegamos o transporte para Santo Amaro


Trilha que nos leva até Santo Amaro


Passamos por algumas comunidades


Uma das ruas da cidade que leva ao Rio Alegre


Por-do-sol às margens do rio Alegre, que corta a cidade


Ficamos deslumbrados com a beleza do rio. Partimos para as lagoas somente no dia seguinte, pois não conseguimos ir embora desse oásis


Em frente à casa onde nos hospedamos por duas vezes. Tanto o casal - Domingos "Piaba" e Marinalva "do Piaba" - quanto as filhas adolescentes e o pequeno "Radinho", são super simpáticos. Nunca esqueceremos as pequenas e sinceras gentilezas dessa família


Dunas de Santo Amaro. Somente quem conhece de perto os Lençóis percebe que em cada lugar existe uma sutil diferença nas areias e no tamanho dos morros


Lagoa das Gaivotas, uma das maiores e mais profundas dos Lençóis Maranhenses


Devido ao volume, suas águas baixam um pouco mas não secam totalmente, como as demais lagoas


Curtindo essa maravilha em companhia da família do "Piaba"


A lagoa vista de cima do morro



Campo e laguinho das virgens. Ninguém soube dizer o motivo desse nome


Povoado Betânia e seu rio de águas geladinhas


Luiz na árvore que caiu, mas não morreu. Ao contrário, nasceu de novo. Povoado Betânia


Trilha entre os povoados de Betânia e Espigão


Chegando no Espigão


Pequena amostra da beleza impressionante de Espigão


As areias parecem claras em neve


Nossa predileção por Santo Amaro é indisfarçável. A cidade, as pessoas, as belezas naturais espetaculares podem explicar

Um comentário:

  1. QUERIDOS AMIGOS, SÓ VIITAR ESTE BLOG JÁ É EMPOLGANTE. QUANTA VIDA AO NOSSO REDOR. QUE VONTADE DE CURTIR ESSAS PAISAGENS COM PESSOAS TAO AGRADÁVEIS. QUEM SABE, QUALQUER DIA DESSES EU E ISABEL NAO VAMOS JUNTOS, PIRAR COM ESTE CASAL MARAVILHOSO. ADOREI CONHECER VOCES.

    Postado por JUNIOR USLAN no blog Expedições Sobre Rodas em 3 de setembro de 2011 16:57

    ResponderExcluir