quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Paulino Neves

De todas as cidades que formam a região dos Lençóis Maranhenses, certamente Paulino Neves (ou Rio Novo, seu nome original) é a mais encantadora. E o melhor – a mais barata. Melhor ainda – está atualmente mais acessível, pois passaram uma máquina na trilha de areia fofa de acesso à cidade (que mais parece um pequeno povoado), e carro sem tração 4X4 pode chegar lá tranquilamente.

Fomos a Paulino Neves por Tutóia (onde hoje é o caminho mais fácil) e por Barreirinhas, caminho conhecido como o mais desafiador do rally dos sertões (é o que todos dizem em Barreirinhas – não confirmamos a informação com as pessoas envolvidas no evento).

Atualmente as ruas já possuem calçamento e a cidade conta com umas 3 pousadinhas simples, mas confortáveis, alguns poucos restaurantes – todos servem comida caseira deliciosa – e possui paisagens de deixar qualquer um boquiaberto.

Em Paulino Neves temos opções que são puro deleite: as dunas menos altas de toda a região dos Lençóis e suas lagoas maravilhosas (está localizada na região chamada de Pequenos Lençóis), quilômetros de praia deserta e o incomparável rio Novo, que passa dentro da cidade e, ainda assim, tem suas águas limpas, oferecendo um banho maravilhoso. O mais prático é que não precisa de condução para andar pela pequena cidade e nem mesmo para ir às dunas e lagoas – Paulino Neves fica bem próxima dos seus atrativos naturais. Para chegar até às praias seria indicado contratar uma Toyota, pois ficam mais distantes. Para quem curte trekking, é uma caminhada lindíssima. Mas tem que levar a “farofa” – as praias são desertas.

Muito lindinha e acolhedora, Paulino Neves é um lugar inesquecível. Fica aqui nossa indicação.

DICA: Pousada Pallomas, na rua principal. Contato: (98) 3487 1138. Proprietária Misse Reis

Trilha para a bucólica Paulino Neves. Registramos o percurso Barreirinhas / Paulino Neves por ser bem mais bonito, emocionante e divertido. O trecho Tutóia / Paulino Neves é somente areia e mato, e algumas comunidades no caminho

É disso que estamos falando. Aqui, nossa querida amiga Sílvia Helena (Silvíssima) agradecendo por ser mulher e ficar só olhando a galera desatolando os carros

No meio do caminho encontramos alguns jipeiros atolados e tentamos ajudar

Havia muita área alagada, pois estávamos no período de chuvas

Luiz e Cleides. Havia um revezamento na toyota por causa do sol forte. De vez em quando as pessoas da caçamba trocavam de lugar com os que viajavam na boléia

Saímos do trecho de mato e água e "surgimos" de repente no areal. Levamos um susto com a mudança brusca de paisagem. Teve gente que até gritou

E a trilha continuou em meio às areias dos Lençóis até a cidade de Paulino Neves. Uma viagem belíssima e inesquecível

Caminho para as dunas e lagoas. Na foto, um grande amigo e companheiro de (quase) todas as farras, Cleides Antônio. Quando chegamos à cidade ficamos tomando banho de rio mas, por mais incrível e estranho que pareça, ninguém registrou fotos da cidade ou do maravilhoso rio Novo

Pequenos Lençóis. Da cidade até aqui andamos aproximadamente uns 15 minutos. E nem sentimos

Nessa região dos Lençóis encontramos muita vegetação nas lagoas. Mas a água é limpíssima

As águas das lagoas são mais azuis. Algumas poucas eram em tom esverdeado

Momento de contemplação. Aqui, Luiz agradecendo o privilégio de estar num lugar de paz como esse

Essa provavelmente seja a duna mais alta da região

Nas dunas dos Pequenos Lençóis. Foto de Abmalena Santos

Cleides e Helen

Voltando das lagoas. Na foto, Luiz, Abmalena e Helen, brincando de "caminho da roça"

Helen na trilha p/ as lagoas, brincando de vendedor de picolé

Caminho das praias, por meio dos campos alagados. No período de estiagem transformam-se em campos secos

Praia do Tatu. Aqui só se ouve o som do mar e o canto dos pássaros

Praia do Tatu. Abmalena, Helen, Cirana e Cleides

Helen brincando de cavalinho nos galhos secos encontrados num trecho da praia

1. Querida professora, aonde viemos nos reencontrar. Fui aluno de vcs na FAMA, a Sra. lecionando sociologia e o Luis, psicologia. Já fiz esse roteiro tbm, em uma caminhonete L200, mas só que no mês de novembro, já com as lagoas vazias. Atravessei as dunas até chegar à praia e, de lá, até Caburé. Foi um passeio emocionante, mas não recomendo a ninguém que vá em carro próprio, haja vista que a areia da praia é muito fofa e cheia de galhos secos pontiagudos, com grande risco de furar um pneu e atolar. È um lugar fantástico, pretendo voltar lá em breve, só que de moto. Um abraço a vcs e fiquem com Deus.

Postado por RENATO BARROS no blog Expedições Sobre Rodas em 21 de outubro de 2011 16:12

2. Hoje (2014), existe asfalto entre Tutóia e Paulino Neves. A vila virou cidade. O bucolismo ficou para trás. O inevitável.

3. Renato, você nunca nos deu um retorno (ou feedback) a respeito do roteiro que te enviamos. Afinal, você foi?