sábado, 27 de agosto de 2011

Aldeia Hippie / Arembepe

Tivemos uma experiência no mínimo inusitada em 2007 – conhecemos a última aldeia hippie do Brasil, em Arembepe (Linha Verde / Costa do Dendê), na Bahia. Famosa por ter recebido visitas ilustres, como Janis Joplin (que ficou alguns dias) e Mick Jagger no auge do movimento hippie, hoje a aldeia tornou-se ponto turístico (ou seria melhor dizer ponto de curiosos?) da cidade de Arembepe – muito lindinha, por sinal.

O que nos chamou atenção em Arembepe, inicialmente, foi a existência de um lugar tão tranqüilo, pacato e barato numa região de turismo internacional intenso, tão próximo da efervescência e violência de Salvador (47km). Conversando com os nativos, entretanto, soubemos que durante a alta estação (3 meses por ano) a cidade se transforma, e vira um caos. Uma multidão de turistas “invade” a pequena cidade em busca de suas belíssimas praias (que formam piscinas naturais na maré baixa) chegando de carro próprio ou em dezenas de ônibus de excursões. A cidade, que está muito mais para vila, não comporta tanta gente, obviamente, e as coisas se complicam. Pequenos hotéis, restaurantes e lojas de artesanato sobrevivem o ano inteiro com os lucros desses únicos 3 meses. Durante todo o resto do ano, a tranqüilidade e a pasmaceira vigoram. E é essa a hora de conhecermos Arembepe. Acho que já deu pra perceber que fugimos de multidões e confusões com todo cuidado, pra não errar.

Uma das bases do projeto Tamar (projeto de preservação das tartarugas marinhas que desovam na costa brasileira) está em Arembepe. Aliás, a única base cuja entrada é gratuita – conhecemos outras bases do projeto, em Aracaju (SE) e Praia do Forte (BA). A de Arembepe está localizada a meio caminho da aldeia hippie.

Aliás, fomos recebidos com festa pelos hippies. Em outra postagem deste blog (ver Arraial D’Ajuda), falamos do recado (gravado) de um casal de hippies super simpático e hospitaleiro que seria levado por nós aos donos do Rancho Janis Joplin, Alceu e Desirèe. Recado dado, alegria, emoção e festa. Outros hippies juntaram-se a nós, alguns trazendo instrumentos musicais, e varamos a noite cantando e dançando, ao som de violões, flautas, gaitas e atabaques. Ficamos por lá mesmo.

DICA: Em Arembepe, Pousada Dona Maria, em frente à praça central da cidade. Maria da Piedade, a proprietária, é uma senhora muito simpática, uma pessoa linda com uma história incrível, mas não estamos autorizados a publicar





Vista geral de Arembepe





Na maré baixa surgem as piscinas de água salgada, maravilhosas





Um dos tanques do Projeto Tamar





Haviam inúmeras tartaruguinhas recém-nascidas





Entrada da aldeia hippie. Ao fundo, a Linha Verde


Entrada do Rancho Janis Joplin, onde podemos comprar cerveja (somente em lata) e comer peixe frito, cozido ou grelhado. É o "bar" da aldeia. E também a casa mais antiga, onde a inesquecível Janis ficou hospedada





A aldeia está localizada entre o mar e um rio. Local privilegiado





Vista de cima de um morro de areia





Fundos do rancho. A maioria das casas possui essas garrafas nas paredes para facilitar a iluminação interna. A aldeia não possui luz elétrica nem água encanada






Existem vários modelos de casas






Comendo um peixinho frito feito por Desirrè, esposa de Alceu, donos do rancho






Festinha à noite para comemorar nossa chegada





De vez em quando repetíamos o recado no gravador, para ser ouvido mais uma vez, a pedido de Alceu





Alceu soltou a voz, cantando inclusive composições de sua autoria. Gravamos tudo






Com um dos filhos





Deixando a aldeia, cheios de saudade. E prometendo voltar






Energizadíssima

5 comentários:

  1. adorei o post! a dona Maria é minha tia, e fico feliz de terem gostado da hospitalidade.

    Att,
    Thay

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!

    Acabei de ler uma publicação de vocês no blog: http://expedicoessobrerodas.blogspot.com/2011/08/aldeia-hippie-arembepe.html
    gostei muito!! Parabéns!
    Atualmente moro em Curitiba há dois anos, mas sou natural de Maceió-AL. Tenho muita vontade de largar a correria da cidade grande e me refugiar em Arembepe, o problema é que não consigo obter informações de quem já esteve por lá. Me animei em ver a sua publicação e gostaria de saber sobre o lugar, o estilo de vida, as pessoas, como seria a recepção para novas pessoas, regras, segurança, área de campping... etc,.
    Desde já agradeço a atenção. alyne iviann

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post. Tenho uma imensa vontade de conhecer essa aldeia hippie. Sentir a simplicidade desse povo e pisar nas areias de Arembepe. Porém , tenho um certo receio, pois sou mulher e não sei qual é a segurança na cidade, porque se eu for, irei sozinha. Bom, é isso. Gostaria de ter certeza se deveria ir. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Angélica, desculpe a demora em responder.
      A cidade de Arembepe é tranquila em alguns meses do ano. Obviamente não dá mais pra acreditar que mesmo uma aldeia hippie seja um mar de tranquilidade. Mas dá pra fazer o trajeto a pé entre a cidade e a aldeia, andando, na boa. O caminho é bem curto. Na aldeia, procure o Alceu, no Rancho Janis Joplin, e sua esposa Desirrè. Eles podem te orientar melhor dentro da aldeia. Bote sua mochila nas costas e visite Arembepe sem medo.

      Excluir
  4. Alguem tem um contato de Alceu? Necessito voltar la.

    ResponderExcluir