Estando na cidade de Recife, um passeio pra lá de interessante é conhecer a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, um espetacular conjunto arquitetônico de grande originalidade e rara beleza.
Francisco Brennand, artista pernambucano conhecido como “Mestre dos Sonhos”, transformou, com o apoio da CHESF, as ruínas da antiga olaria fundada por seu pai em 1917, em um museu a céu aberto de beleza única. Transformada em oficina desde 1971, o artista expõe seus trabalhos em enormes galpões e monumentos com temas fantásticos ao ar livre, transformando o espaço num inusitado museu, numa área de 15 mil metros quadrados, no bairro histórico da Várzea, cercada por remanescentes da Mata Atlântica e pelas águas do Rio Capiberibe.
As obras de arte da parte interna, quadros e esculturas fálicas, são proibidas aos flashes. A obra do artista – desenhos e pinturas, arte em cerâmica – associa-se à arquitetura para dar forma a um universo dionisíaco, sexual e religioso. Erotismo, formas inusitadas e nada convencionais, seres mitológicos, mulheres disformes são uma constante no trabalho de Brennand.
Alguns objetos utilitários em cerâmica são colocados à venda, como porta-jóias, potes, cinzeiros, fruteiras, pratos, tigelas, travessas, copos e porta-guardanapos, dentre vários outros.
O museu não se descreve. Visita-se. Vale a pena conferir.
DICAS: Acesso pela av. Caxangá (Várzea) – 16km. Horário de visitação: segunda à quinta, de 8:00 às 17:00; sexta, das 8:00 às 16:00; não funciona aos sábados, domingos e feriados.
Jardins do museu
Entrada do salão principal, onde ficam expostas esculturas menores e quadros. Não é permitido fotografar a parte interna do museu
Pátio interno
Outro ângulo dos jardins. Ao fundo, o salão principal
O museu é o resultado de anos de trabalho intenso e obstinado do artista
A grama parecia um tapete
O que dizer sobre esse pátio?
O cisne negro é uma das atrações
Cada espaço que conhecíamos nos deixava ainda mais estupefatos. São lindíssimos
Nenhum comentário:
Postar um comentário