quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Trilha de Natal

No último sábado (10/12/2011) participamos da Trilha do Papai Noel, promovida pelo Jipe Clube de São Luís. Foram arrecadados (e distribuídos) cerca de 350 brinquedos e 30 cestas básicas nos bairros da Vila Itamar, Maracanã, Rio dos Cachorros e Vila Maranhão. No dia seguinte, eu e Luiz distribuímos os brinquedos que restaram em nosso carro no município da Raposa, na área das palafitas.

O Jipe Clube de São Luís, fundado em março de 1996, possui tradição em ações sociais dessa natureza. Já participamos de outras Trilhas de Natal, Trilha Escolar, dentre outras, quando são distribuídos, além de brinquedos e alimentos, roupas e material escolar. Na última enchente que desabrigou cidades inteiras no interior do Maranhão, o Jipe Clube se mobilizou mais uma vez e entregou, pessoalmente, agasalhos, colchonetes, roupas, alimentos e água mineral aos desabrigados.

Esse ano, em mais uma trilha de cunho social, levamos nossos sobrinhos, Milena (veterana em trilhas) e Gabriel, em seu primeiro passeio desse tipo. Além da farra que fizeram no carro, sujando tudo de pizza, participaram efetivamente da entrega de brinquedos - inclusive doando alguns dos próprios brinquedos que se encontravam em bom estado, claro.

Existe um esforço de nossa parte em mostrar às crianças que o mundo vai muito além do shopping, e que existe uma realidade bastante diferente daquela que os pais colocam. Incentivamos, inclusive, que eles passem adiante as próprias roupas e brinquedos, numa tentativa de fazê-los se desapegarem. Milena já está convidando as amigas e fazendo campanha de arrecadação de brinquedos. De alguma forma, o choque de realidade e o "bichinho" da solidariedade já estão fazendo efeito.

31 carros formaram o comboio da solidariedade, levando um pouco de alegria aos injustiçados e esquecidos pelo poder público desse país, que condena grande parte da população a um estado de miséria imerecida. Por isso, não importa o grau de dificuldade da trilha. Os rostinhos de alegria e satisfação de quem recebe um brinquedo vale qualquer desafio que o caminho possa apresentar.

Registramos em vídeo a brincadeira de alguns carros numa subida que encontramos no meio do caminho. Nem todos subiram. A maioria preferiu contorná-la. Está postado em Nossos Vídeos.

Organizando os brinquedos, na sede do Jipe Clube, no Calhau (na rua atrás da igreja católica)

Ainda na concentração

Gabriel, nosso Menino Noel

Bertoldo, o Papai Noel da Trilha de Natal 2011

A criançada queria uma foto com Papai Noel, lógico

Um registro minutos antes de pegar o carro e seguir viagem

Formação de comboio antes de entrar na trilha

Gabriel adora cavalos (ou "pocotó"). Deu logo um jeito de arranjar um "cavalinho" (o tronco de uma árvore) enquanto o comboio se formava

Milena e Papai Noel

Início da trilha

Como sempre, um lixão. Comentário de Milena (7 anos) - "vocês se divertem tirando fotos de lixo?"

Trilha não perdoa nem Papai Noel, que virou mecânico

As cestas e os brinquedos foram distribuídos entre os 31 carros

Milena e Gabriel, ajudantes de Papai Noel

Paradinha rápida na Barragem do Batatã para tirar umas fotos

Milena é apaixonada por "tio Luiz" desde que era um bebê

Outro ângulo da Barragem, localizada na Reserva Ambiental do Batatã, no Parque Estadual do Bacanga

Não conhecíamos o Batatã, um dos sistemas de abastecimento de água da ilha de São Luís

E segue a trilha

Em alguns trechos, a paisagem era digna de uma foto, mesmo de dentro do carro

Depois que anoiteceu, ficou complicado entregar as doações. Nem haviam mais criaças no caminho. Decidimos então distribuir o restante dos brinquedos que estavam em nosso carro no dia seguinte, na Raposa

Paramos o carro bem próximo às palafitas. Em segundos, fomos arrodeados de crianças e adultos, que vinham buscar brinquedos para filhos, sobrinhos, netos...

Diante do sufoco, Milena subiu na caçamba da caminhonete para ajudar Luiz. Gabriel não foi conosco - tinha outro compromisso

Não sobrou nenhum brinquedo, é claro. Deixamos a Raposa e fomos almoçar na praia do Araçagi. E esperar a próxima trilha

Para registrar, decidimos postar algumas fotos das trilhas de Natal passadas. Participamos das trilhas do Jipe Clube desde 2007. De lá pra cá, no que se refere especificamente às trilhas de Natal, faltamos somente em 2009, quando tivemos problemas sérios relacionados com o carro.

TRILHA DE NATAL 2007 (nossa primeira trilha de Natal no Jipe Clube, ilha de São Luís)

Primeiro carro a ficar na água fedida do Mojó

Nós fomos o segundo. O carro caiu num buraco submerso. O motor não morreu, mas o carro não conseguiu sair sozinho

Comentário de Milena, após a passagem de alguns carros ao lado do nosso: "Tio Luiz, ninguém vai salvar a gente?"

Lixão em Paço do Lumiar

TRILHA DE NATAL 2008 (ilha de São Luís)

Mais uma vez passamos pelo Mojó. O JPX de Salomâo dessa vez ficou. Nós conseguimos passar
Solón entrou de ré por falta de snorkel...

...mas não conseguiu sair

Após a entrega dos brinquedos, fomos conhecer um terreno do jipeiro Carlinhos. Anoiteceu e ainda estávamos na trilha. A certa altura, numa bifurcação, o comboio se dividiu para se reencontrar mais adiante. Só que havia uma árvore caída no caminho, impedindo a passagem

Salomâo preparou o guincho para retirar a árvore e abrir caminho para os outros jipeiros juntarem-se a nós novamente

Salomão e seu valente JPX removendo a árvore

No final, tudo acaba dando certo

TRILHA DE NATAL 2010 (Morros - MA)

O tempo em Morros alternava momentos "nublado total" e sol escaldante

A natureza humilhando a tecnologia

A trilha em Morros foi marcada por muita chuva