quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Arquipélago de Abrolhos / Caravelas

Em nossa Expedição Bahia, que estamos postando aqui, aos poucos, um dos lugares que mais nos impressionou foi, sem dúvida, o Arquipélago de Abrolhos.

A cidade de Caravelas, localizada no extremo sul da Bahia, é a porta de entrada para o Parque Nacional Marinho de Abrolhos. Famosa por suas festas religiosas, é uma cidadezinha colonial tranquila, com um pequeno centro histórico formado por sobrados e casas que datam do início da colonização brasileira. Caravelas está entre as cidades mais antigas do Brasil – sua fundação aconteceu 3 anos após o descobrimento. E é também um verdadeiro paraíso para mergulhadores e velejadores.

O Parque Nacional Marinho de Abrolhos está localizado a 36 milhas náuticas, ou 70km aproximadamente. Formado por 5 ilhas vulcânicas e imensos recifes de corais (é a principal formação de corais do Atlântico Sul), o lugar é um santuário de baleias, golfinhos, tartarugas marinhas e diversas aves marinhas. Suas águas cristalinas permitem que a visibilidade alcance 20 metros de profundidade, e nos convidam a um mergulho em alto mar inesquecível, com cilindro ou somente com snorkel. Ou seja, as maiores atrações de Abrolhos estão mesmo é na água.

É difícil colocar no papel a sensação de mergulhar ao lado de tartarugas marinhas (bastante arredias) e uma variedade de peixes de todas as cores e formatos e outras espécies marinhas que habitam os corais. Algumas espécies, como o badejo, de tão acostumados com a presença humana, se aproximam da gente. Havia um peixe azul que parecia iluminar as águas verdes do fundo do mar. É impressionante! Pena que ainda não temos uma máquina fotográfica aquática. Mas estará para sempre registrado em nossa memória.

O desembarque é permitido somente na ilha Siriba, onde encontramos diversos ninhos do atobá, ave principal e em maior número. De tão familiarizados com os visitantes, não fogem e permitem até que cheguemos bem próximos. Nas demais ilhas, onde não é permitido o desembarque, as aves marinhas - fragatas, atobás, a grazina com sua elegante cauda comprida, dentre várias outras -  espalham seus ninhos por quase todos os cantos. Percorremos uma trilha de 1.600 metros que circunda a ilha. Centenas de conchinhas e corais se acumulam numa parte da ilha formando uma espécie de praia. Numa outra extremidade formam-se piscinas naturais cheias de peixes coloridos e caramujos.

Entre os meses de julho e novembro o Parque Marinho transforma-se em refúgio das baleias Jubarte, que deixam a Antártica e aproveitam suas águas de temperaturas amenas para se reproduzir e amamentar seus filhotes. Durante esse período, as baleias, muito dóceis, são protagonistas de verdadeiros shows de acrobacias, com direito a saltos, piruetas, esguichos e ainda cantam!. Parece que adoram se exibir. As baleias jubarte medem até 16 metros  e podem pesar 40 toneladas.

Gostaríamos de ressaltar que foi um dos momentos mais emocionantes de nossa vida de viajantes. Nós não conseguíamos falar nem filmar direito, diante daquele espetáculo único. Em determinado momento uma das baleias deu um salto tão próximo ao catamarã que as pessoas (inclusive nós) gritaram, estupefatas. As baleias, assim como os golfinhos, vão acompanhando o barco. Uma outra baleia ficava nos espreitando timidamente, até que nos presenteou com um aceno inesquecível, que conseguimos gravar uma pequena parte (ver Nossos Vídeos).

Visitar o Arquipélago de Abrolhos foi um dos maiores presentes que nós nos demos, até agora.

Dicas:
Pousada Caravelas. Rua Marcílio Dias, 10, centro, Caravelas. (73) 3297 1089
Agência Paradise – abrolhos & mergulho. Av. das Palmeiras,313, centro. (73) 3297 1433

Uma sandália confortável para caminhar (daquelas com velcro) ou tênis são necessários p/ trilha na ilha Siriba. Chapéu e protetor solar também são indispensáveis.

A melhor época p/ mergulhos é de dezembro a fevereiro, quando o mar está ainda mais transparente. De julho a novembro é a temporada das baleias. Em novembro, as baleias voltam p/ as águas geladas da Antártida acompanhadas de seus filhotes, que nascem com 5 metros.


Caravelas, onde embarcamos para a grande aventura que é conhecer o Arquipélago de Abrolhos


Ilha de Siriba, única das 5 ilhas onde é permitido desembarque de visitantes



Ficamos encantados com a beleza dos paredões de pedra da ilhota



Atobá protegendo seu filhote


Esse "algodão" é um atobá ainda jovem



Tentativa de foto de uma das baleias, sem utilização do zoom. Postamos somente para mostrar a pequena distância entre os animais e o catamarã. O momento em que uma das baleias deu um salto foi ao mesmo tempo mágico e assustador



Cirana foi a última a entrar de volta no barco

Nenhum comentário:

Postar um comentário