quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cabo de Santo Agostinho / Porto de Galinhas

Nossa passagem pelo litoral sul de Pernambuco foi marcada por chuvas intensas e diárias. Incansavelmente insistentes, ficávamos aguardando a chuva cessar para que pudéssemos aproveitar pelo menos um pouco. Conseguimos conhecer apenas 3 lugares: as praias de Gaibu e Calhetas, em Cabo de Santo Agostinho, e Porto de Galinhas, no distrito de Ipojuca.

As estradas da região são muito bonitas e bem conservadas. É um litoral de águas tranquilas, praias belíssimas e muito bem servido de hotéis, pousadas, restaurantes, muita coisa pra se ver e pra se fazer, dia ou noite.

Cabo de Santo Agostinho fica a 32km de Recife. Visitamos a praia de Gaibu, uma das mais badaladas da região. De mar calmo e águas verdes, costuma ficar lotada. Realmente estava cheia de gente mas, provavelmente devido às chuvas, não estava em níveis insuportáveis. Não que tenhamos “medo de gente”, longe disso. Mas a superlotação traz confusão, atendimento ruim, sujeira e muito barulho. E nós fugimos disso pra bem longe. Gaibu possui ainda um pequeno centro comercial e a praia é cheia de bares e restaurantes.

Outra praia que tivemos o privilégio de conhecer em Cabo de Santo Agostinho foi a pequena Calhetas, onde nos “abancamos” e quase não saímos mais. Linda, cercada de rochedos e coqueiros, mar de águas deliciosamente calmas e transparentes, parece até cenário de comercial. Considerada uma das praias mais bonitas do mundo, dá pra praticar mergulho e pesca submarina. Como as ondas não são altas, temos a impressão de estar tomando banho numa imensa piscina de água salgada. Também tem serviço de bares e restaurantes, além de um visual maravilhoso. Linda!

Outra pérola do litoral sul pernambucano é a famosíssima Porto de Galinhas, 38km de Cabo de Santo Agostinho. Provavelmente a praia mais badalada de Pernambuco e talvez a mais linda do Brasil, Porto de Galinhas tem quase 20km de águas azuis e cristalinas. Um espetáculo da natureza! Divinamente linda.

O mar quase não tem ondas, o que torna o banho indescritível. Pequenas jangadas nos levam até os arrecifes de corais, onde é possível nadar ao lado de peixinhos coloridos.  Muito bem servida de bares, restaurantes, pousadas e hotéis, lojas e serviços, nos fins de semana é superlotada, por isso tivemos o cuidado de conhecê-la durante a semana. Na vila encontramos esculturas em formato de galinha, assim como orelhões, lixeiras, as panelas nos restaurantes, souvenirs... é galinha pra todo lado.

Curiosidade: o local foi um porto onde desembarcavam escravos. Quando a lei que proibia o tráfico de escravos entrou em vigor, os traficantes diziam que “as galinhas chegaram”, para designar que haviam escravos chegados da África. Daí o nome do lugar.

O litoral sul de Pernambuco possui uma paisagem paradisíaca. E Porto de Galinhas é uma das praias mais espetaculares que já conhecemos.

Dicas:
O melhor horário para se fazer o passeio nas jangadas é de manhã cedo, quando as águas estão bem cristalinas. É que as pessoas pisam nos arrecifes durante o dia inteiro, fazendo com que se desprenda uma farinhazinha, deixando a água com aparência de suja. Isso atrapalha um pouco a visibilidade, e não conseguimos ver as cores dos peixes com nitidez.

Parte dos arrecifes são proibidos p/ banho ou passeios fora das jangadas devido à existência de grande número de ouriços-do-mar. Se pisarmos num deles, acabou o passeio.


Praia de Gaibu


A maravilhosa praia de Calhetas


Parece até uma imensa piscina de água salgada


Calhetas é uma pequena baía cercada de rochedos


Esse banho é indescritível


Esta é Porto de Galinhas


Piscinas entre os arrecifes. Dividimos espaço amistosamente com os peixes


Parte dos arrecifes proibida à circulação das pessoas por causa dos ouriços-do-mar. Atravessamos de jangada


Nunca tínhamos visto um mar tão azul, até então


Orelhão de galinha. Na vila, encontramos esculturas e utensílios em formato de galinha por todo lado



Saboreando uma peixada servida em panela de barro - no formato de galinha, é claro. No restaurante também pudemos curtir um forrozinho pé-de-serra, ao vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário