quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Parnaíba / Luís Correia

O Piauí quase nunca é citado enquanto potencialidade turística do nordeste. Pesquisamos inúmeros blogs de viagens e sempre nos surpreendemos satisfeitos quando alguém, enfim, fala de sua viagem a qualquer lugar do Piauí. A grande e esmagadora maioria parece desconhecer o que a terra de  Torquato Neto (um dos "fundadores" do Tropicalismo) tem pra oferecer. Não sabem o que estão perdendo. O Piauí é cheio de belezas surpreendentes, do sertão ao litoral.

O paradisíaco litoral piauiense, o menor do Brasil - são apenas 66km de extensão - possui encantos que valem a pena uma chegadinha até lá. Dividimos a postagem em 3 etapas - agora, vamos falar um pouco de Parnaíba e Luís Correia. Em breve publicaremos Cajueiro da Praia e Barra Grande, e também o que pode ser considerado a "estrela" do turismo litorâneo piauiense - o Delta do Parnaíba, único do continente americano.

A tranquila Parnaíba (354 km de Teresina) é tida como a cidade de veraneio dos piauienses. Assim sendo, em períodos de férias e feriados prolongados a cidade se agita. Suas ruas arborizadas e largas dão um toque especial à cidade, que é também a principal entrada (ou saída) para o Delta do Parnaíba.

Saindo de Parnaíba pela BR-343, percorremos apenas 18km e chegamos em Luís Correia. Bem menor que a vizinha Parnaíba (a maior cidade da região, inclusive), Luís Correia também segue o padrão tranquilidade X agitação, de acordo com o calendário. Aliás, o Carnaval de Luís Correia é famoso e atrai pessoas de várias cidades e estados próximos.

O artesanato local também é digno de nota, produzido a partir das fibras naturais da taboa e da carnaúba (lindíssimos), e as famosas rendas de bilro.

Uma observação que não pode ser omitida e/ou ignorada é em relação às estradas - no Piauí parece não existir cercas, pois os animais soltos na pista são encontrados tanto nas estradas do litoral quanto do interior. No mais, estão em bom estado de conservação. Basta redobrar a atenção e conferir as belezas piauienses. Vale a pena.

Dica: Residencial Pousada. Rua Almirante Gervásio Sampaio, 375. Parnaíba (próximo ao Bradesco). Contato: (86) 3322 2931


Porto Das Barcas. Assim como em várias outras cidades que conhecemos, a zona portuária foi restaurada e hoje é ponto turístico de Parnaíba
No Porto das Barcas encontramos bares, restaurantes e venda de artesanato
Antiga sede da Federação do Comércio, fundada em 1927

Restaurante no Porto das Barcas, na beira do rio

À noite esta tranquilidade é quebrada por turistas e nativos, que podem optar por vários tipos de diversão e estilos musicais

As ruas de Parnaíba são largas, limpas e arborizadas. A cidade é uma graça
Encontramos casarões coloniais em vários pontos da cidade



Lagoa do Portinho, uma das principais atrações de Parnaíba. Acesso pela BR-343 p/ Luís Correia, 15km




Na Lagoa do Portinho pode-se praticar esportes náuticos e tirolesa. Possui bares e restaurantes




Infelizmente as areias das dunas estão "engolindo" a lagoa. Sua extensão diminuiu consideravelmente nos últimos anos




Praia da Pedra do Sal, 16km do centro de Parnaíba, na estrada para Ilha de Santa Isabel





Outro ângulo de Pedra do Sal



Essa tranquilidade não acontece aos sábados e, principalmente, aos domingos, quando a praia fica superlotada







O entardecer em Pedra do Sal é um espetáculo





Luiz caminhando nas pedras



Tínhamos que ficar mais um pouco para assistir ao por-do-sol


Nossa primeira vez na praia de Carnaubinhas, já em Luís Correia. A praia é repleta de palmeiras de carnaúba e semi-deserta. 25km pela estrada da praia de Macapá





Um trecho da estrada para praia de Macapá





Outro trecho da estrada




Finalmente a belíssima praia de Macapá, em Luís Correia (28km)





Foto clássica da praia de Macapá





Almoçamos um pargo grelhado, delicioso




Outro ângulo da praia. O mar está avançando sobre parte do vilarejo e praticamente fazendo a praia desaparecer. Quem quiser conhecer, é bom se apressar





Quem ainda não conhece o litoral do Piauí não sabe o que está perdendo MESMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário