segunda-feira, 9 de maio de 2011

Expedições Sobre Rodas (Apresentação)

Luiz Guilherme Torres de Azevedo, 43 anos, paraense radicado em São Luís, psicólogo com mestrado em Psicologia Social, professor universitário, psicólogo perito do DETRAN, aventureiro, trilheiro, campista, praticante de rappel, canoagem, mergulho, trekking e natação, participante do Jipe Clube de São Luís.

Aricirana Sales Porto (Cirana), 42 anos, maranhense, socióloga e antropóloga com mestrado em Políticas Públicas, professora universitária, pesquisadora, empreendedora, artesã, aventureira, trilheira, campista, praticante de trekking, mergulho e natação, aprendiz de culinarista.


Nos conhecemos em 2002, em uma das faculdades onde trabalhávamos como professores. Conversando, descobrimos muito em comum: somos hedonistas, gostamos de viajar no próprio carro, de acampar, de estar com os amigos, mergulhar, comer sem culpa e com muito prazer. Apreciamos a boa música, a dança, bons livros e filmes. Somos apaixonados por fotografia, pela vida ao ar livre, de estar próximos à natureza e de conviver com pessoas simples. Adoramos descobrir, procurar, se aventurar...

Começamos a namorar em poucos dias e nos casamos 2 anos depois, como era de se esperar. Nosso primeiro encontro foi um passeio para fora da cidade – o município de Raposa, na ilha de São Luís. Para quem não conhece o Maranhão, a ilha de São Luís abriga 4 municípios: a capital, São Luís, e os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

A partir daí, não paramos mais. Estamos sempre com o pé na estrada – aliás, com os pneus no asfalto ou nas trilhas off road. Às vezes, quando “dá na telha”, saímos por aí, “descobrindo” praias e lugares simples e aconchegantes na própria ilha ou em municípios próximos. Viramos referência entre os amigos. Somos procurados para planejar rotas, fornecer dicas de passeios, viagens, sugestões de hospedagem e alimentação. Buscamos viajar de forma confortável, sem gastos absurdos – uma proposta econômica de conhecer lugares, preferencialmente de carro. Várias vezes dormimos em motéis (ex: Natal/RN), comemos nas feiras (ex: Petrolina/PE), ou buscamos restaurantes na periferia, que são sempre mais baratos (ex: Morro de São Paulo/BA).

Criamos o projeto Expedição Nordeste, cujo objetivo era conhecer o nordeste brasileiro. Daí nasceu o Expedições Sobre Rodas, um projeto que visa conhecer todo o Brasil e a América Latina em nosso próprio carro. Feito isto, a intenção é seguir para outros continentes, conhecer outras culturas, sempre em nosso carro, claro.

Conhecemos juntos, até agora (maio/2011), 185 cidades dos estados do Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia, todas de carro. Férias, feriados e fins-de-semana são sinônimos de estrada ou de trilha.

Para nós, viajar vai muito além da curiosidade, do querer conhecer cidades e paraísos naturais. Interagimos com as pessoas do lugar, saboreamos as comidas típicas e frutas regionais, apreciamos as paisagens sem pressa. Apaixonados por fotografia, seguimos registrando lugares e pessoas que conhecemos ao longo do caminho. Não nos preocupamos tanto em chegar ao destino mas, essencialmente, curtir a viagem. Buscamos conhecer a diversidade cultural e natural existente em nosso país, e depois seguir para outros países.

Importante registrar que viajamos com recursos próprios, não indicamos lugares em troca de descontos ou qualquer outro benefício. Não somos pagos para indicar nada. Nossas sugestões (e avisos de cilada) são resultados de nossa apreciação (ou não) dos serviços oferecidos.

Hoje viajamos em uma Mitsubish L-200 com tração 4X4, mas gostaríamos de ressaltar que não é necessário um carro potente para encarar a estrada. Começamos nossas viagens em um Gol 1000, básico, sem ar condicionado, nada. Só um sonzinho e olhe lá. Nosso destemido golzinho nos levou por quase todo o nordeste, sem jamais nos deixar na mão.

A ideia de um blog para o registro fotográfico com relatos e dicas das viagens e passeios realizados partiu de amigos e alunos. Somente agora resolvemos criá-lo, para que possamos compartilhar nossas aventuras e experiências com outras pessoas.

Esperamos, sem querer ser pretensiosos, inspirar ou encorajar outros possíveis aventureiros que estão por aí, quem sabe aguardando apenas um estímulo para colocar o sonho em prática, arrumar a bagagem e atravessar a porta de casa.

Você sempre vai querer planejar melhor, nunca haverá dinheiro suficiente, e o momento ideal não existe. Portanto, encontre a coragem, tome uma decisão,
prepare o quanto puder e vá adaptando o resto pelo caminho.
Será a melhor época de sua vida.
(Challenging your dreams)

Cirana & Luiz Guilherme



Mucugê / Chapada Diamantina (BA)




vista do Morro do Pai Inácio / Chapada Diamantina (BA)




Lagoa da Esperança / Lençóis Maranhenses




Nosso golzinho macho enfrentando trilha para Tatajuba (CE)




Nosso grandão enfrentando as trilhas alagadas no Maranhão




cachoeira na aldeia indígena Guajajara (MA)





Travosa (MA)




Acampando na Lagoa da Esperança / Lençóis Maranhenses




Praia dos Amores - São Luís (MA)




Pedra do Sal / Parnaíba (PI)




Nosso conceito de paraíso




Chapada das Mesas (MA). Esta é a foto que está como pano de fundo do blog

2 comentários:

  1. Sinto-me honrada em partilhar das verdades descritas por esses dois maravilhosos!!Tenho o prazer de participar do círculo de amizades dos dois (desde lá do comecinho da história,na tal faculade, pois fui aluna dos dois)e, principalmente, de ter feito algumas dessas viagens com os dois e outros amigos em comum.Pense em uma maravilha viajar com os dois e dessa forma especial!!! Pense em bons momentos vividos rumo aos Lençóis Maranhenses, a Morros, etc.Sempre acampando, descobrindo, parando na estrada, desbravando, de carro, de barco, bebendo cervejinha,etc.
    Boa sorte nessa nova fase e.. vamos viajar??
    Isabel Cristina

    ResponderExcluir
  2. Viajar?? Quando?? Pra onde?? Estamos dentro! Você é uma companheira de viagem e tanto! Pense numa sujeita que topa qualquer parada

    ResponderExcluir