segunda-feira, 9 de maio de 2011

Acampamento Carnaval 2011 - Laguinho da Torta (CE)

O Carnaval é uma das maiores festas do Brasil. Liberdade, beleza, animação, cerveja – verdadeira maratona de folia e alegria durante a semana mais ansiosamente aguardada por uma multidão ávida por tudo o que o Carnaval brasileiro tem para oferecer.

Existem aqueles que não trocam a folia de sua cidade. Há outros que buscam a folia em outras cidades. E ainda aqueles que buscam refúgio para descansar durante o período momesco. Exatamente o que fizemos em 2011.

Mesmo sendo fãs do Carnaval de São Luís (MA) – tema de outro artigo – preferimos acampar no Laguinho da Torta (CE), onde não havia luz elétrica, sinal de celular, Carnaval, barulho de músicas de gosto duvidoso de qualquer espécie. Um paraíso em todos os sentidos para todos os sentidos – paisagem de encher os olhos, água morna para um banho que era puro deleite, sons da natureza e de músicas escolhidas a dedo por nós, cheirinho de churrasco e de camarões grelhados, saborosamente desfrutados com cerveja e ice de limão bem gelados.

Quem conhece o Laguinho da Torta (que muitos insistem em chamar de lagoa) deve estar se perguntando: houve alguma evacuação em massa dos bandos de turistas que invadem a tranquilidade do lago nos feriadões? Claro que não. Estavam todos lá... DO OUTRO LADO! Armamos nosso acampamento inteligentemente bem afastados da muvuca. Olhávamos as pessoas que chegavam de vários lugares: Parnaíba, Camocim, Jericoacoara... Começavam a chegar em grupos grandes ou pequenos por volta das 10:00h, e retornavam para a folia do Carnaval sempre às 4 da tarde. Ficavam nas barracas distantes de nós, sem nos incomodar. Ao contrário: os poucos que passavam perto do nosso acampamento nos cumprimentavam, elogiavam nosso “cantinho”, alguns diziam sentir inveja, outros admiravam nossa “coragem”. Teve até quem compartilhasse do nosso churrasco que, modéstia às favas, estava delicioso e cheirava longe.

Depois das 4 da tarde o lago era exclusivamente nosso. Podia-se tomar banho nú, e foi o que fizemos, óbvio. O por-do-sol e o amanhecer disputavam qual proporcionava o maior espetáculo, que assistíamos em estado de puro êxtase. Sem esquecer o manto de estrelas que cobria nosso pedaço de paraíso todas as noites.

Realmente, um Carnaval inesquecível.


Primeiro dia - parada obrigatória na praia de Maceió, em Camocim (CE), para nos deliciar com um ariacó, delicioso peixe da região. Pode ser servido frito, cozido, assado ou grelhado. De qualquer jeito é maravilhoso. Com 40,00 comem 4 pessoas (valores de março/2011)




Cansados depois de enfrentar um enorme congestionamento na saída de São Luís, decidimos dormir na praia de Maceió, na barraca do João (Barraca Por-do-Sol)





Fim de tarde na praia de Maceió. Ao fundo, os geradores de energia eólica




A estrada entre a praia de Maceió e o centro de Camocim, entre dunas e pastos alagados, é simplesmente linda (transporte p/ Praia de Maceió 4,00 - valores de março/2011)




Pode-se perceber pelas fotos que mesmo sendo uma estrada aberta entre as dunas, qualquer carro ou bicicleta pode chegar com segurança e tranquilidade







Desta vez a Lagoa Seca, em Camocim, estava cheia




A Lagoa Seca é uma lagoa urbana que desaparece quase totalmente no período de estiagem. Mas quando está cheia é um verdadeiro cartão postal da cidade






Achamos uma graça as igrejas coloridas






beira-rio da cidade de Camocim




Na outra margem do Rio Coreaú, avistamos a Ilha do Amor, onde pegamos a trilha para a Praia das Imburanas, Guriú, Tatajuba, Jericoacoara, Laguinho da Torta, Lagoa do Funil...





Uma parte da beira-rio destinada aos pescadores e travessia das balsas





Baixando os pneus para enfrentar uma trilha de areia na Ilha do Amor. Atravessamos de balsa pelo Rio Coreaú (preço da travessia de carro 20,00 / travessia individual 2,00 - valores de março/2011)





Praia das Imburanas, na Ilha do Amor





Essa barraca de palha abandonada foi um achado. Não precisamos armar nossa tenda - um trabalho a menos






Preocupadíssimo...





Após dormir sob um manto de estrelas indescritível, vimos o sol nascer no Laguinho da Torta






Pescadores de manhã cedinho






Preparando o café da manhã...






...com direito a frutas, queijo, presunto, ovos... Completo!







Nosso "quintal"






Bares do Laguinho da Torta






Outro ângulo das barracas





Nada mais havendo a tratar... vamos curtir preguiça (o melhor de todos os pecados)




As bicicletas e motos ao lado do carro pertencem às pessoas da comunidade que trabalham nos bares - "invadimos" o estacionamento deles




Nossas amiguinhas da comunidade da Torta, vendedoras de cocada. Várias crianças nos visitavam diariamente, curiosas





Nosso churrasco ficou famoso por lá




Camarão grelhado, farinha d'água, cerveja gelada, boa música, tranquilidade e a pessoa amada comigo. Quer mais o quê?