sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Conceição do Lago Açú

Nossa viagem à pequena Conceição do Lago Açu (313 km de São Luís), município localizado na região da Baixada Maranhense, foi um presente do Dia dos Namorados que Luiz me deu em 2004. Tínhamos poucos dias disponíveis, portanto, a viagem não poderia ser para muito longe da ilha de São Luís, onde moramos. Abrimos o mapa e nos chamou atenção a dimensão do Lago Açu - o maior lago do nordeste. Pronto! Estava escolhido o próximo destino.

Conceição do Lago Açu é uma cidadezinha bem simples, que possui um potencial hídrico invejável. Além da bacia lacustre, o rio Mearim corta o município proporcionando vários pontos de banho. Alugar um barco (as embarcações são bem rústicas) com os pescadores é o ideal para conhecer o imenso Lago Açu e algumas de suas ilhotas. Como o turismo é ainda inexistente, os pescadores têm certa dificuldade em colocar um preço no passeio. Tivemos que lembrar que o preço do diesel e a manutenção do barco teriam que ser levados em conta, além da hora trabalhada. Após a negociação, acho que conseguimos pagar um preço justo (para nós e, logicamente, para o pescador).

O município possui extensos manguezais, babaçuais, campos alagados e uma fauna riquíssima (uma variedade de aves aquáticas, anta, onça pintada e veado, dentre muitos outros). Local ideal para quem curte mergulho, caiaque, canoagem, jet ski e, naturalmente, uma boa pescaria - no verão, somente no Lago Açu são pescados aproximadamente 15 toneladas de peixe diariamente. Os restaurantes à beira do lago servem peixe de todo jeito - cozido, frito, assado ou grelhado. Tudo muito simples e delicioso.

Conceição do Lago Açu não é nem de longe o que se poderia chamar de cidade turística. Segundo alguns moradores, fomos os primeiros visitantes-turistas a chegar por lá. O dono do hotel fez até piada, dizendo que nós iríamos entrar para os anais da cidade como o casal que inaugurou o turismo em Lago Açu. Existem apenas dois locais para hospedagem e dois locais para fazer as refeições e tomar uma cervejinha: o Pescadão, espaço com inúmeros botecos e pequenos restaurantes, e o Restaurante Cabana do Lago, ambos às margens de lagos.

Um ponto curioso: na época, talvez devido à fartura quase exagerada de peixe, os nativos pareciam não valorizar essa iguaria. Tivemos que passar no restaurante antecipadamente e reservar peixe para o almoço e jantar. Excelente dica do Maranhão, dono do hotel. Se não fizéssemos isso, iríamos comer somente galinha e carne de sol na terra do peixe.

Pudemos assistir a um espetacular por-do-sol, tivemos a oportunidade de conhecer pessoas simples e acolhedoras, que gostam de uma boa conversa e de contar "causos". Enfim, observar (e vivenciar) um estilo de vida simples, incomum aos olhos urbanos e pretensamente globalizados. Cadeiras nas calçadas, carros de boi, tranquilidade. A vida acorda cedo e dorme mais cedo ainda em Conceição do Lago Açu.

Infelizmente uma forte chuva nos impediu de conhecer o povoado histórico de Lapela, considerado uma das mais antigas povoações do estado do Maranhão (1684). É também a terra do famoso cantador de toadas de bumba-meu-boi Bartolomeu dos Santos, o inesquecível Coxinho. Existe ainda um túnel onde se escondeu Manoel Beckman durante a Balaiada, e hoje, dizem os nativos, é assombrado. Na próxima visita, agendada para este semestre, tentaremos chegar até lá.

Para quem gosta de simplicidade, está em busca de tranquilidade, e quer viajar sem gastar muito, Conceição do Lago Açu é uma opção interessante.

Dicas:

Como chegar (saindo de São Luís): BR-135 até Miranda do Norte, continuar até Caxuxa, dobrar à esquerda na direção de Bacabal até Alto Alegre, e pegar a MA-326. Um pouco antes de Lago Verde existe uma ponte de madeira aparentemente assustadora, com um pedaço quebrado que a esta altura já deve ter sido consertado (não é possível que não, mesmo em terras  sob o domínio dinástico de Sarney). 25 km depois de Lago Verde você chega em Conceição do Lago Açu.

Hotel do Maranhão, na Rua do Comércio. Contato: (98) 8845 9035. Tanto Maranhão quanto sua esposa e filhos são muito simpáticos, sempre solícitos e muito agradáveis. O hotel é bem localizado, simples e confortável. Maranhão pode, inclusive, ajudar na escolha do melhor local para comer ou no aluguel do barco. Suas indicações são seguras e honestas. Pode confiar.

Acesso ao Lago Açu: descida da igreja católica.

Lago Verde, onde dormimos na primeira noite. Chegamos em Lago Açu à noite e os dois únicos hotéis da cidade estavam cheios e só teriam vaga no dia seguinte. Pensamos que o turismo "bombava" por ali. Mas eram apenas representantes comerciais, funcionários da TELEMAR e da empreiteira que estava fazendo o calçamento da rua principal da cidade. Retornamos então para dormir na cidade mais próxima, ou seja, em Lago Verde (25 km)

Olha a cara da ponte...

A imensidão do Lago Açu, o maior de todos os lagos da Baixada Maranhense (e do nordeste)

Uma das ilhotas do lago

Maranhão e sua família nos acompanharam no passeio de barco. Aqui, a casa dos amigos deles em uma das ilhas, onde fizemos uma paradinha para uma boa conversa

Seu Antônio e dona Teodora, donos da casa

Fazendo uma trilhazinha em uma das ilhas

Maranhão e a família em frente ao hotel. E Maria, funcionária da farmácia ao lado