terça-feira, 7 de maio de 2013

Cachoeira do Boqueirão / Jaburu - Morros

A cidade de Morros (100 km de São Luís) surpreende os visitantes com inúmeros atrativos naturais. Além dos rios Una, Munim, Quebra Anzol, Cachoeira do Arruda, todos já postados neste blog, existe ainda a Cachoeira do Boqueirão, no povoado Jaburu. A cachoeira está localizada em área do município de Icatu, mas o melhor acesso é por Jaburu. Provavelmente por causa disso quase todo mundo se habituou a chamá-la Cachoeira do Jaburu, em Morros.

A primeira vez em que fizemos esse passeio foi num dia de sábado, e esse pequeno paraíso era praticamente só nosso. Quando retornamos, num domingo, quase não conseguimos um cantinho para ficar. Não temos certeza se todos os domingos o lugar fica lotado. Precisamente nesse dia havia uma excursão de um grupo de evangélicos. Como o acesso atualmente não é difícil, achamos pouco provável que nos fins de semana e feriados a cachoeira ainda permaneça semi deserta.

O que importa é que, com ou sem muita gente, a cachoeira do Boqueirão é uma delícia. Em alguns meses do ano o volume de água é bem maior e ela fica ainda mais bonita. O laguinho formado pela cachoeira possui água cristalina e de temperatura agradável, e o fundo é de areia branca e fina. Vale a pena conhecer.

Dicas:
Como chegar - após a cidade de Morros, seguir mais 30 km na direção de Barreirinhas. Entrar à esquerda, no povoado Jaburu, e seguir mais 7 km por uma estrada de terra, de conservação razoável. Há um pequeno trecho com erosão quando nos aproximamos da cachoeira. Mas carro sem tração passa sem problemas.

Leve seu piquenique, sua churrasqueira, sua bebida, enfim, leve seu rancho. Não existem bares ou restaurantes no local.

Povoado Jaburu


Cachoeira do Boqueirão


Teste de equilíbrio pós-cerveja. E não caiu

É um pequeno oásis escondido no meio da mata



Rielle, nossa "violeira"





7 comentários:

  1. Adorei a dica a próxima parada será lá! ;)

    ResponderExcluir
  2. Esse lugar é lindo ameiiiiiiiiii...

    ResponderExcluir
  3. adorei
    estarei lá em breve

    ResponderExcluir
  4. Ola, boa tarde.
    É possível acampar no local? Estou querendo ir no sábado, dormir em acampamento e voltar no domingo. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Poderia montar um mapa e postar, seria muito bom pra quem não conhece nada da região. Quero ir o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  6. Fui hj lá e entraram no meu carro dentro de estacionamento q eles cobram 10 reais alegando q o dinheiro é pra segurança e melhorias no local levaram vários pertences entre celular,dinheiro e outras coisas

    ResponderExcluir