sexta-feira, 9 de março de 2012

Fuga do Carnaval 2012 - Cajueiro da Praia (PI) / Ponta Grossa (Araioses/MA)

Mais uma vez "batendo em retirada" da folia carnavalesca. Sempre acompanhamos o período pré-carnavalesco, gostamos do Carnaval tradicional de São Luís, o Carnaval de rua, preferencialmente das ruas do bairro boêmio da Madre Deus - que será tema de outra postagem. Mas quando chega a semana oficial do Carnaval, a gente "se arranca". Este ano, o destino escolhido foi o litoral do Piauí. A pequena Cajueiro da Praia (384 km de Teresina; 66 km de Parnaíba), quase na divisa com o Ceará, é a última cidade do litoral piauiense, e foi o primeiro município brasileiro a receber o título de Patrimônio Natural do Peixe-Boi Marinho.

Com pouco mais de 6 mil habitantes, é uma cidadezinha que podemos chamar de bucólica. As casas estão sempre com suas portas abertas e as pessoas não possuem o hábito de trancar seus carros.  E ainda preservam o hábito das conversas à noite, com as cadeiras nas calçadas.

A Praia do Cajueiro é linda e tranquila. Mas as praias mais famosas do município de Cajueiro da Praia são a tranquila Barrinha e a famosa (e bastante frequentada por turistas) Barra Grande, a "grande estrela" da região. Inclusive, tentamos por várias vezes anteriormente chegar à Barra Gande, e nunca dava certo. Enfim, conseguimos "desencantar". Tínhamos notícias que tratava-se de uma praia "bicho-grilo". Infelizmente não é mais assim.

Para quem deseja fugir do Carnaval, Cajueiro da Praia é o lugar ideal. Vimos algumas (poucas) pessoas sujas de maisena, mas a brincadeira carnavalesca rolava dentro das casas de veraneio em Barra Grande. Durante o período de folia, soubemos que estaria acontecendo um festival de jazz e blues na vila de Barra Grande. A informação que tivemos ainda em São Luís é que o festival era organizado pela prefeitura e mobilizava a pequena vila. Estranhamos quando percebemos que as pessoas com quem falamos em Cajueiro (12 km) não tinham conhecimento do evento. Em Barra Grande, soubemos que o festival acontecia dentro de uma de suas inúmeras pousadas. E realmente, não vimos nenhum "vestígio" que nos desse alguma pista de que estivesse acontecendo festival de música. Nenhum cartaz, faixa, programação, ou qualquer tipo de propaganda ou de existência. Se realmente aconteceu, foi tão exclusivo que não vimos nem sinal.

Barra Grande é uma praia linda, de águas mornas e límpidas, em tom esverdeado. Paraíso do kitesurf, não faz muito tempo era uma vila de pescadores bastante tranquila. A beleza e a prática do kitesurf, porém, foram os atrativos que transformaram o local. Dezenas de pousadas foram sendo construídas, além das casas de veraneio. Parte dos moradores são migrantes e o turismo se intensificou rapidamente. Com a construção de barracas transformadas em bares e restaurantes em praticamente toda a extensão da praia, vieram os ônibus de excursão. Desnecessário dizer que a tranquilidade de outrora ficou só na lembrança. Fins de semana e feriados a praia fica superlotada.

A vizinha praia da Barrinha é mais tranquila e igualmente linda. Foi lá que ficamos no primeiro dia e tomamos um banho de mar como há muito não fazíamos - as praias de São Luís estão praticamente todas impróprias para banho, com exceção de um ou outro trecho daquelas mais distantes. Luiz (menino amazônico), que não é muito amante de água salgada, não saía do mar. Delícia, delícia, delícia!

Na volta pra casa, fizemos uma paradinha rápida em Parnaíba, somente pra descansar e tomar um sorvete no Porto das Barcas. Afinal, o Carnaval em Parnaíba e Luís Correia estava a todo vapor, e era disso que estávamos fugindo. E como ainda tínhamos um tempinho, aproveitamos para visitar mais uma vez o Balneário Ponta Grossa, em Araioses (antigo desejo nosso), já em terras maranhenses. Almoçamos e saímos com muita saudade (de novo) daquele lugar lindíssimo.

Dicas: 
Pousada Por-Do-Sol. Rua Grijalma Carneiro, 46. Cajueiro da Praia, de frente para Praia do Cajueiro. Diária p/ casal 60,00, com ventilador, TV e café da manhã. Contato (086) 3369 1133. Proprietária: a super simpática e falante D. Nazaré.

Em Barra Grande, Bar e Restaurante O Tutuca. Preços aceitáveis (peixada ao molho de camarão 60,00; robalo assado 15,00). Serve ainda PF à base de peixe por 7,00. Fica na beira da praia.

Ainda em Barra Grande, Barraca Bem-te-vi. Preços aceitáveis (peixe ariacó grande 20,00; demais refeições 45,00 em média). Serve PF à base de peixe por 8,00. Também na areia da praia.

Bar e Restaurante Ponta Grossa, em Araioses. Acesso pelo Povoado Aldeia (km 6), estrada de terra em razoável estado de conservação – são 6km aproximadamente até Ponta Grossa. Comida caseira, como galinha caipira ou pato ao molho pardo, ou ainda peixes de água doce, tudo muito gostoso e muito bem servido, ao custo médio de 40,00, qualquer uma das opções. Vale muito a pena, por isso os pedidos são muitos, principalmente aos domingos. Como alternativa para diminuir a espera, pode-se ligar antes, encomendando a refeição e marcando o horário para que seja servida. Falar com Dico (98) 9602 9713 ou 9481 7896.

Em Araioses, Pousada Rio Santa Rosa, em frente à Praça do Viva, atrás da Igreja Nossa Senhora da Conceição, às margens do Rio Santa Rosa. Proprietário: seu Nonato. Hospedagem p/ casal: 50,00 c/ ventilador; 60,00 c/ ar condicionado. Banheiro privativo e TV. Café da manhã incluído.

Trecho mais afastado e deserto da Praia do Cajueiro, em Cajueiro da Praia

Trecho em frente à pousada onde nos hospedamos em Cajueiro

Vista da sacada do andar superior da pousada, em frente ao nosso quarto
Adorei as cores da sacada - parece casa de bonecas
D. Nazaré, a simpática proprietária, libera a cozinha aos hóspedes que quiserem utilizá-la. Nós estávamos tão cansados que preferimos fazer nosso jantar no próprio quarto. Como a ideia inicial seria de armar acampamento, estávamos preparados. Mesmo quando não intencionamos acampar, nunca saímos "desprevenidos" - nosso camping sempre viaja com a gente, para casos de emergência



Pousada Por do Sol


Praia do Cajueiro, de manhã cedo


Outro ângulo da frente da pousada



As ruas de Cajueiro da Praia são calçadas com pedras
Área do café da manhã. Tem plantas do chão às paredes. Um canteiro cheio de flores coloridas na varandinha. Uma graça
D. Nazaré regando suas plantinhas. Eu e Luiz, inclusive, ganhamos várias mudas


Praia da Barrinha. O banho de mar aqui, assim como em Barra Grande, é indescritível




Barrinha é bem mais sossegada que a vizinha Barra Grande. Se quiser evitar multidões, fique por aqui. Foi o que fizemos no primeiro dia

A vila de Barrinha é famosa pelo colorido de suas casas. Registramos algumas





A bouganville deu um toque todo especial a esse muro coloridérrimo
Esta é uma estrada alternativa entre Cajueiro e as praias de Barrinha e Barra Grande. Recém-construída, encurta o caminho (possui 8km de extensão) e aumenta a beleza do passeio, feito quase todo pela orla
Trecho da estrada entre Barrinha e Cajueiro da Praia
Parar fora da pista? Onde? No mar ou na areia fofa?

Barrinha é tão tranquila que deu pra fazer um top less bem discreto



Outro trecho da estrada, que alternava dunas e palmeiras
Cemitério de Barrinha. Isso é o que chamamos de última morada chique. Na beira dessa praia linda



Não são vários cajueiros. É um só, imenso


Uma das inúmeras barracas da praia de Barra Grande



Praia de Barra Grande
Encontramos essa charmosa pousada fechada. Seria a retirada estratégica de quem procurava sossego, encontrou e agora perdeu?

Outra barraca. A maioria delas é enorme



Nem imagino o motivo desse nome, mas maranhense que se preze não encosta aqui

A galera do kite surf
Barra Grande tem escolas de kite surf com instrutores bilínguis




Na barraca Bem-te-vi

Cozinha da barraca, com a parede coberta de cascas de siri



Pia mais original que já vimos
Bianca, a garçonete mais simpática de toda Barra Grande. Barraca Bem-te-vi


Gostamos do "aqui tem tudo"
Deixando Barra Grande

Alguns trechos da estrada entre Barra Grande e Cajueiro da Praia
Parnaíba. Paradinha estratégica para descansar, tomar um sorvete...


Porto das Barcas, em Parnaíba



Em Araioses, o Carnaval estava animado
Não pudemos escapar. O palco da festa foi armado em frente à pousada onde pernoitamos. Dormir foi um desafio. Luiz ainda se aventurou e deu uma chegadinha até à praça. Eu só vi de longe


Ponta Grossa, balneário de Araioses

Essa construção não estava aqui quando acampamos há alguns anos. A postagem anterior (Araioses / Delta do Parnaíba) fala justamente desse passeio, que fizemos em companhia de alguns grandes amigos - só pra lembrar, estamos publicando no blog viagens que estamos realizando atualmente e, paralelamente, as que fizemos ao longo dos últimos 10 anos (ver Apresentação)


Ponta Grossa continua linda. Aos domingos aparecem várias famílias para se deliciar em suas águas e apreciar sua culinária, mas não interferem na tranquilidade. Continua linda




Cara de preguiça, depois de nos banquetear com uma galinha caipira ao molho pardo acompanhada de pirão. Estava simplesmente divina

Nenhum comentário:

Postar um comentário