terça-feira, 6 de março de 2012

Araioses / Delta do Parnaíba

Inserida no Pólo Turístico Delta das Américas, a cidade de Araioses (460 km de São Luís) oferece atrativos litorâneos interessantes e exclusivos. A grande atração turística local são as inúmeras ilhas e ilhotas do Delta do Parnaíba, como a Ilha do Caju, das Canárias, dos Poldros, do Carrapato e Carnaubeiras, dentre muitas outras. Algumas são habitadas por pescadores, muitas delas são de propriedade de estrangeiros, e outras oferecem infraestrutura turística. Há também lagos e igarapés, como o de João Peres, Cafuzas e Magu, que oferecem banhos deliciosos. O Balneário de Ponta Grossa (15 km) de água doce e cristalina é parada obrigatória.

O Delta do Rio Parnaíba, único das Américas, está localizado na divisa do Maranhão com o Piauí, sendo 70% em território maranhense. É o terceiro maior delta oceânico do mundo, e se assemelha a uma mão aberta, onde os dedos representam os principais afluentes do rio Parnaíba, que se ramificam formando paisagens maravilhosas em seu caminho para o mar. Fenômeno raro, que ocorre também nos rios Nilo (África) e Mekong (Vietnã). No Delta, o rio encontra o mar, e desse encontro surgem mais de 80 ilhas, com belíssimas praias, lagoas, igarapés, dunas de areia clara e fina e imensos manguezais. Um verdadeiro santuário ecológico onde podemos observar uma infinidade de espécies de pássaros e outros animais, como tartarugas, botos, peixes-boi, macacos e crocodilos.

Navegar por entre as ilhas é um espetáculo. Existem locais de dunas, lagoas e palmeiras semelhantes a um oásis. Paradas para se deliciar com banhos de mar e de lagoas e saborear frutos do mar são a grande atração. Saímos de Carnaubeiras (25 km de Araioses) e seguimos de barco rumo ao Delta do Parnaíba, através de labirintos de água, ilhas e manguezais. Fizemos uma breve parada numa ilhota onde pescadores estavam fazendo um churrasco de peixes, enquanto aguardavam a hora da pescaria. Enquanto conversávamos, compartilharam conosco o delicioso e inesquecível churrasco feito na fogueira improvisada com pedras e paus. Luiz afirma sempre que foi o melhor peixe que comeu na vida.

É de Araioses que sai grande parte de pescados e caranguejos degustados no Piauí e no Ceará. Merece destaque também o artesanato feito da fibra da bananeira e da carnaúba, lindos.

Dicas:
Saindo de São Luís pela BR 135 até o entrocamento de Itapecuru Mirim, continue à esquerda p/ BR 222 e siga pela MA 230 e a MA 345, até Araioses.

Pousada Rio Santa Rosa, em frente à Praça do Viva, atrás da Igreja Nossa Senhora da Conceição, às margens do Rio Santa Rosa. Proprietário: seu Nonato – pessoa gentil,  muito solícita e cuidadosa com seus hóspedes.

Praça central de Araioses. Ao fundo, o rio Santa Rosa

Frente da Pousada Rio Santa Rosa. Anexo à pousada, o Casarão Beira Rio Club, que oferece serviços de bar e restaurante e, eventualmente, música ao vivo e festa dançante

Rio Santa Rosa, que banha Araioses

Parte interna do anexo, onde os hóspedes da pousada tomam o café da manhã, incluso na diária

Frente do "club", também de propriedade de seu Nonato, dono da pousada

Barcos que transportam estudantes ribeirinhos

Outro ângulo da praça central

Tomando café da manhã às margens do Santa Rosa

Igreja Nossa Senhora da Conceição

Balneário Barreiras. Chegamos cedo. A partir de 11h começam os serviços de bar e restaurante

Existem alguns bares e restaurantes às margens do Santa Rosa

Estrada que leva a Araioses e sua paisagem pantaneira

Os carnaubais estão por quase toda a extensão da MA 345

Em Carnaubeiras, fomos gentilmente convidados por um pescador a fazer uma boquinha em sua casa. Aqui, Cleides, Abmalena e Luiz com parte da família. Foi em seu barco que seguimos rumo ao Delta

Por motivo de grana (ou a falta dela) não fizemos o passeio tradicional pelo Delta do Parnaíba. Negociamos um preço bem acessível com o pescador e "demos uma voltinha" em seu barco

O passeio durou apenas 2 horas, pois já estava quase anoitecendo. Mas valeu a pena assim mesmo. Da próxima vez, faremos o passeio completo

Ponta Grossa, onde ficamos acampados. 15 km de Araioses

Armamos nosso acampamento no espaço onde os bois e as vacas se recolhiam nos finais de tarde. Desalojamos os bichinhos
Chegamos à noite em Ponta Grossa, suados, cansados e famintos. Colocamos os carros de frente para o rio, acendemos os faróis para iluminar, e tomamos um merecido banho. Depois, jantamos peixe fresquinho, pescado ali mesmo

Foto tirada de uma canoa

Outro ângulo de Ponta Grossa. Aqui, Helen e Abmalena
Na barragem. Por esta estradinha passam carros - é o percurso mais curto entre Ponta Grossa e Araioses

Eu e Luiz passeando de canoa. Foto de Abmalena Santos

Amanhecer belíssimo e inusitado. Quando acordamos, as vacas estavam deitadas debaixo de nossas redes. Afinal, nós ocupamos o espaço que pertencia a elas.  Luiz conseguiu sair da rede subindo pelas cordas e conseguiu registrar. Acordar de manhã cedo em Ponta Grossa é um espetáculo