terça-feira, 29 de novembro de 2011

Mosqueiro

A ilha fluvial de Mosqueiro - ou Moscou, para alguns - fica a 80km de Belém, e é o seu balneário mais famoso. Dependendo do trânsito, você consegue fazer o percurso em uma hora e meia (de carro). O pico da efervescência é o mês de julho, quando a pacata e tranquila ilha transforma-se num inferno: multidão, congestionamento, shows de músicas terríveis na praia, música altíssima em qualquer lugar pra onde a gente se vire. Se eu tivesse conhecido Moscou no mês de julho, certamente jamais teria retornado lá. Mas tive o imenso prazer de visitá-la em períodos tranquilos, quando a vila está calma, e podemos curtir suas praias de águas doces e mornas sossegadamente.

No finalzinho da tarde é imperdível saborear cuscuz, beijú (ou tapioquinha) e diversos tipos de bolos caseiros nas barracas da praça central da vila, onde podemos ainda comprar artesanato e curtir um pouco da tranquilidade da ilha de Mosqueiro. Em algumas noites acontecem manifestações artísticas e eventos culturais interessantes. E as pessoas levam suas cadeiras de casa e ficam "acampadas" na praça, assistindo à movimentação.

Quem aprecia a tranquilidade de uma vilazinha de interior, bucólica e bem cuidada, não pode deixar de visitar a ilha de Mosqueiro. E quem gosta de badalação e azaração, festas e shows durante o dia e a noite toda, deve visitar esse pequeno paraíso em julho.

Dicas:
Em Belém, pegue a av. Almirante Barroso até a BR-316 e siga em frente. Em Benevides, dobre à esquerda p/ Mosqueiro (existe placa indicando) e siga direto. Você vai passar por diversos restaurantes interessantes. Na entrada da ponte que liga a ilha ao continente, várias barracas vendem camarão pré-cozido DELICIOSO.

Por fazer parte do distrito de Belém, você pode pegar um ônibus urbano p/ Mosqueiro (passagem 2,00) na praça em frente ao Terminal Rodoviário, no bairro de São Brás. Se preferir um ônibus mais confortável (estilo interestadual), embarque no Terminal Rodoviário.


Uma das inúmeras praias da ilha


Outra praia. Mosqueiro possui 18 praias de rio. As mais badaladas são a do Farol, Chapéu Virado, Murubira e a do Bispo. Todas com barracas vendendo comida e bebida


Barraca do Almeida, na praia do Farol


Outro ângulo da barraca. As barracas das praias são padronizadas


Peixe e camarão são as estrelas das inúmeras barracas das praias. E os preços são bem acessíveis

Praia do Farol na maré baixa. É impressionante a altura das ondas que se formam na maré alta. A galera aproveita para surfar


Cena impossível durante o mês de julho


Um trecho da orla da vila


Bar do seu Brito, onde podemos encontrar pérolas da MPB - em vinil. Quase não saímos mais do bar


Área das barracas da praça central da vila, onde podemos fazer um lanchinho bem regional nos finais de tarde


Esperando beijú amanteigado e recheado. Um verdadeiro maná dos deuses

Nenhum comentário:

Postar um comentário