terça-feira, 8 de novembro de 2011

Brasília

Quando o assunto é Brasília, pensamos imediatamente em quadrilhas de engravatados cínicos e suas infâmias. Mas a capital do Brasil não é somente sinônimo da bandalheira generalizada que assola o país há tempos. Brasília é também um símbolo da arquitetura moderna – Niemayer revolucionou a arquitetura mundial com essa obra-prima. Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, conseguimos até esquecer por alguns momentos a bandidagem oficializada e curtir o Planalto Central do País.

Brasília é formada pelo Plano Piloto, que engloba as asas sul e norte – como  todos sabem, a cidade tem o formato de um avião. Existe ainda as regiões administrativas do Lago Sul, Lago Norte, Setor Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro Velho e Cruzeiro Novo. As outras regiões administrativas (as chamadas “cidades satélites”) são um pouco mais distantes. Visitei o Gama, Taguatinga e Guará. As cidades satélites possuem administração própria, mas sob a coordenação do governador do Distrito Federal. No Guará encontramos uma feira em que nortistas e nordestinos podem matar a saudade de casa – muitos saem em busca de emprego e uma vida melhor na capital federal. Na feira do Guará são comercializados produtos e comidas típicas dessas regiões, além do som das músicas nativas. Brasília é, inclusive, um mix de culturas nacionais e estrangeiras.

O Plano Piloto de Brasília é dividido em áreas: Setor Bancário, Setor Comercial, Setor Hospitalar, Setor de Diversões, Setor de Autarquias, Setor de Clubes, Setor de Embaixadas, áreas residenciais, dentre outras. As avenidas são largas e bem conservadas. Possui ainda parques urbanos imensos, muito bonitos e bem tratados. E por falar em beleza, Brasília nos presenteia com o maior lago artificial do mundo, o Lago Paranoá. Um outro atrativo é a Torre de TV, com vista panorâmica para toda a cidade, e sua feirinha de artesanato.

Visitei Brasília 3 vezes. Na última, já em companhia de Luiz, fomos receber um prêmio de um concurso de fotografia realizado pelo Ministério da Saúde (“Fotografe Sua Cidade”). Os prêmios foram divididos por região, e a nossa fotografia tirou o primeiro lugar da região nordeste.

Luiz não gostou do clima da cidade, muito seco. Nossos lábios racharam. Mas tivemos o prazer de conhecer o Catetinho, primeira residência oficial do Presidente da República, onde Juscelino se hospedava enquanto aguardava a cidade ficar pronta. A área do Catetinho é cercada de natureza, o que nos fez até respirar melhor.

Mas nem tudo são flores coloridas, imensos gramados e monumentos belíssimos. Existem inúmeras favelas no entorno da cidade. Aliás, é a primeira coisa que vemos quando chegamos de carro.

Quem gosta de arquitetura e paisagismo, organização, bons restaurantes e vida noturna agitada e variada, certamente vai gostar de Brasília. Além disso, é uma cidade pra lá de cosmopolita. Brasília abriga todas as tribos.

Belíssimo entardecer em Brasília

Praça dos Três Poderes

Famosa Rampa do Palácio

Não dá pra ver na foto, mas ali tem uma tocha que fica acesa permanentemente

Palácio da Justiça não tão cega, infelizmente

Dentro da cadetral, com seus enormes anjos suspensos

Existem alguns prédios-monumentos em Brasília conhecidíssimos, mesmo para quem nunca pisou lá

Apesar do sorriso, Luiz não estava gostando nem um pouco

Segundo informações, é a maior bandeira do mundo

Niemayer causou uma revolução na arquitetura moderna e tornou-se mundialmente famoso

Foto tirada do Saint Paul Hotel, onde ficamos por conta do prêmio de fotografia - a hospedagem de primeira fazia parte do pacote

Outro ângulo da cidade vista do terraço do hotel

Ao fundo, a Esplanada dos Ministérios

Vista parcial do Lago Paranoá, uma das regiões mais chiques da cidade

Catetinho, primeira residência oficial do presidente da república. Juscelino é adorado por algumas pessoas em Brasília

Boteco do Catetinho. Juscelino curtia uma cachacinha mineira?

Jardins do Catetinho

Outra parte dos jardins

Os jardins são muito bem cuidados

Deixando o Catetinho. Se pudéssemos, ficaríamos mais tempo. O clima ali é muito diferente do restante da cidade

Exposição de Automóveis Antigos no Museu da Memória Candanga. Enfim, Luiz gostou de Brasília

Luiz tem paixão por carros antigos

Museu da Memória Candanga, antigo Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira, primeiro hospital da cidade. São várias casas de madeira espalhadas por uma área arborizada. Parece um sítio. Está localizado entre a Candangolândia e o Núcleo Bandeirante

Uma das inúmeras fotografias do Museu, que guarda diversos registros da construção de Brasília. O museu abriga exposições permanentes e temporárias, sendo que "Poeira, Lona e Concreto" é considerada a mais importante, por enfocar a trajetória da mudança da capital até a data de sua inauguração