domingo, 24 de agosto de 2014

Uma viagem de regresso

O título desta postagem lembra até música brega. Aliás, vale ressaltar, nada contra músicas bregas. E ao lembrar Fernando Pessoa ("todas as cartas de amor são ridículas"), conseguimos traduzir a breguice do título.

Vamos tentar explicar. Estava tudo planejado para a Expedição Pernambuco (junho/2014). Dias antes, porém, meu pai (agora Cirana falando) manifestou o desejo de retornar à cidade onde foi batizado aos 15 anos (hoje está com 75). Ou seja, (re)conhecer Viçosa do Ceará, na Serra de Ibiapaba. Eu e Luiz nos olhamos e decidimos imediatamente replanejar as férias. Pernambuco terá que esperar mais uns meses. No espaço recorde de 4 ou 5 dias, estava tudo pronto para levar meus pais para uma "viagem de regresso". Minha mãe não conhecia Parnaíba (PI), que estava no caminho para Viçosa, e aproveitamos para incluí-la no roteiro. Há anos também não regressavam a Chapadinha (MA), onde moraram alguns poucos anos, e fizeram amigos para toda a vida. E foi onde dormimos na volta. E Luiz resolveu incluir Tianguá (30 km de Viçosa), para aproveitar e saltar de parapente (tinha que incluir uma aventura...).

E assim, as férias se tornaram uma "carta de amor ridícula". Endereçada aos meus pais.

Dicas
Parnaíba:
Pousada Recanto das Palmeiras. Rua Abigail Nogueira Batista, 55. Bairro Reis Veloso. Contato: (86) 3322 1290 (Valéria). Diária casal (apartamento completo) 100,00.
Trailler Tia Maria. O primeiro trailler - ou o último, depende de onde se vem - da avenida principal da cidade (avenida da igreja matriz).
Restaurante do SESI, Lagoa do Portinho. Ótima comida, preços melhores ainda, excelente atendimento, e a vista mais espetacular da Lagoa. Perfeito.
Viçosa do Ceará:
Pousada Nativa. Sítio Delgada. Contato: (88) 9953 0138 (Antônio). MARAVILHOSA. Diária casal (chalé completo) 85,00.
Igreja do Céu. No entorno da igrejinha existem lojas de artesanato, a famosa cachaçaria (visita obrigatória mesmo pra quem não aprecia a bebida), bar e restaurante (excelente, e à noite servem, dentre outras coisas, caldos e sopas, que ajudam a amenizar o friozinho).
Centro de Artesanato Mamulengo. Na saída/entrada da cidade, estrada para Tianguá.
Tianguá:
Pousada Ramilos. Rua Caruá, 1011, BR 222, próximo ao Posto Catatau. Contato: (88) 3671 1625. Diária casal (apartamento completo) 85,00.
Restaurante Spettos. Ao lado da rodoviária. Completo, com simplicidade e requinte. Atendimento e comida excelentes. Talvez o melhor restaurante de Tianguá. Recomendamos.
Chapadinha:
Nunca se hospede no Hotel Eldorado. Os proprietários são muito simpáticos, estão sempre lá - fazendo o quê, não sabemos, poderiam ao menos saber o que acontece nos quartos, fiscalizar - mas simpatia somente não resolve os inúmeros e indesculpáveis problemas do hotel.

Primeiro dia, parada para almoço em Canabrava, povoado de Tutóia (MA)

O Restaurante Tambaqui fica às margens do Rio Magú. Obviamente aproveitamos para tomar um banho

Rio Parnaíba, divisa Maranhão/Piauí. Quando garoto, papai atravessava a nado. A propósito, meu pai é filho de Teresina (PI), e mora em São Luís há 55 anos

Porto das Barcas, em Parnaíba (mais sobre Parnaíba, ver postagem no marcador Piauí neste blog) . Em clima de copa do mundo

Jantando no restaurante às margens do Rio Igarassú, no Porto das Barcas. A decoração e a arquitetura do restaurante são belíssimas. Mas a comida...

A frente dos nossos quartos na pousada em Parnaíba

Lagoa do Portinho

Ficamos impressionados com o baixíssimo nível da água

Restaurante do SESI

O restaurante é super agradável, boa comida, preços justos, e uma vista espetacular da Lagoa do Portinho

Praia de Atalaia, em Luís Correia (PI)

Saideira na piscina da pousada

Convento dos Capuchinos, Parnaíba (PI)

Viçosa do Ceará, na serra de Ibiapaba (mais sobre Viçosa neste blog, ver marcador Ceará)

Altar da Igrejinha do Céu, em Viçosa

Papi soberano

Igreja do Céu

Mamy ligando pra meio mundo, dizendo que vai mudar pra Viçosa. Ficou encantada

Estar novamente em Viçosa foi quase uma experiência de "regressão"

Escadaria do Calvário para chegar (a pé) a Igreja do Céu

Papai reconheceu (isso que é memória!!!) a casa onde morava o padrinho que, soubemos por moradores mais antigos, foi embora de Viçosa há muitos anos

Tirando um cochilo na pousada em Viçosa

Nossos quartos na pousada que nos encantou

Adoramos carros antigos. Não poderíamos deixar de registrar o carro do dono da pousada. Lindo e conservadíssimo

Esta rosa vermelhíssima, única no meio do verde, mereceu uma foto

Casa de Licores, ponto turístico da cidade

D. Teresinha, viúva de seu Alfredo Miranda (ver postagem anterior de Viçosa neste blog), mostrando seu antigo fogão à minha mãe, lembrando ter sido a maior quituteira de Viçosa

Lagoa Pedro II, no centro. Lamentavelmente descuidada, abandonada

Os jardins da Igreja do Céu

Comentário de papai: "como Viçosa cresceu, como tá diferente..."

Entrada da pousada. A impressão é que as árvores "se abrem" para a passagem dos carros

Igreja Matriz de Nossa Senhora de Assunção, em Viçosa, onde meu pai foi batizado

Emocionado, se ajoelhou, rezou, fez questão de ver a pia batismal antiga. Não fotografamos para deixá-lo à vontade. Foi um momento muito particular

Viçosa do Ceará é famosa por suas cachaças. Visitar a cachaçaria de Dom Chiquinho na Igreja do Céu é passeio obrigatório. Pense numa figura...

Infelizmente este pequeno alambique não estava à venda

Sítio do Bosco, em Tianguá (CE)

Barracas de aluguel no Sítio do Bosco

Bar/lanchonete de apoio aos campistas

Torre da tirolesa

Bar/lanchonete de apoio ao pessoal do parapente e asa delta

Presente para quem acampa no Sítio do Bosco

Caminho para conhecer a gruta do Sítio do Bosco

Esperávamos algo diferente, mas esta é a gruta do Sitio do Bosco

Depois da visita à gruta, esperando o instrutor de parapente

Se preparando para saltar

E lá vai Luiz, sobrevoando a Serra de Ibiapaba

Luiz diz que vai comprar um parapente com motor para sobrevoar as praias de São Luís

Parque Nacional de Ubajara, ainda na Serra de Ibiapaba (18 km de Tianguá)

Infelizmente o parque estava fechado para manutenção. Há meses. Mas se você chegar lá agora, vão dizer que abre daqui a 3 dias. Um acinte. Motivo? Política, claro. A má vontade e irresponsabilidade política está deixando o parque em situação de abandono. Parafraseando o sociólogo Roberto DaMatta: e o que faz o brasil, Brasil?

Frustrados, voltando da tentativa de apresentar as cavernas lindíssimas de Ubajara aos meus pais, vergonhosamente interditadas

Bardega, o barzinho mais interessante de Tianguá. Quiçá de toda a serra

Ponta Grossa, povoado de Araioses (MA), onde paramos para almoçar na volta pra casa

O mesmo Rio Magú onde paramos pra almoçar no início da viagem (em Canabrava), fecha a viagem com chave de ouro, em Ponta Grossa

Infelizmente o restaurante estava em obras e tivemos que almoçar  no Povoado Ameixeira (Bar do Gil, 8 km adiante). Ainda preferimos Ponta Grossa

Em Chapadinha (MA), papai tentando reconhecer os lugares

Tomando uma cervejinha na praça. Foi reconhecido, inclusive, pelo dono do bar. Toda a  "velha guarda" de Chapadinha conhece (ou reconhece) papai. Na época em que morou lá, ele era o gerente da única agência bancária da cidade. Foi uma viagem nostálgica do início ao fim. Eu e Luiz ficamos satisfeitos em proporcionar esse "regresso" aos "nossos velhinhos"