terça-feira, 14 de agosto de 2012

Alagoas - Praias da Capital e Litoral Sul

MACEIÓ (praias)

Continuando a postagem sobre o litoral alagoano. Mais uma vez visitando Maceió e mais uma vez nos encantando com suas belezas naturais e artificiais, sua gastronomia e seu artesanato. Maceió é linda, e tem ainda uma grande vantagem - não é uma cidade cara. Normalmente, a primeira coisa que acontece quando um lugar torna-se destino turístico é a alta dos preços. Estivemos em alguns lugares onde a exploração é feita de forma tão descarada que perdemos o tesão de estender a visita. Talvez seja esse o motivo pelo qual muitos brasileiros (inclusive blogueiros viajantes) optam por visitar outros países antes mesmo de conhecer a cidade vizinha à sua. Acho que alguns donos de restaurantes, meios de hospedagem, dentre outros espaços destinados aos turistas, pensam que brasileiro que gosta de viajar ganha em dólar. Alguém aí se habilita, na boa e sem pena, a pagar R$ 12,00 por uma brahma? Fala sério...

Dica: Nos hospedamos na Pousada Girassol, Rua Epaminondas Gracindo, na Pajuçara. Completa, mas todos os serviços oferecidos deixaram muito a desejar (para explicar melhor - uma desgraça). Uma grande cilada. Inclusive com direito a pão dormido (o menor dos problemas, juro). Credo.


Praia da Pajuçara, a mais movimentada, onde encontramos uma variedade de bares, restaurantes e hotéis. E as famosas barracas de tapiocas recheadas, inesquecíveis


Nos hospedamos numa pousada próxima à praia, e aproveitávamos para fazer alguns passeios a pé. As duas maiores feiras de artesanato de Maceió estão na Pajuçara


À noite, alguns bares nos presenteiam com um forrozinho pé-de-serra. Tudo de bom. Principalmente agora, que o antigo bairro boêmio da cidade, e também seu centro histórico - o Jaraguá - está completamente abandonado, sem vida noturna. Sentimos profundamente




Há o passeio de jangada até os recifes de corais. As jangadas estão em vários pontos da Pajuçara, assim como as agências oferecendo todo tipo de passeio por toda Alagoas, e também o pacote Recife, Olinda e Porto de Galinhas, em Pernambuco (100,00 por pessoa)

Praia seguinte: Ponta Verde, uma continuação da Pajuçara no que se refere à oferta de bares, restaurantes e hotéis e, consequentemente, à movimentação tanto diurna quanto noturna


A urbanização da Ponta Verde é maravilhosa


Praia seguinte: Jatiúca, menos movimentada que as anteriores





Praia seguinte: Cruz das Almas, bem menos movimentada, pouquíssimos bares





Em Cruz das Almas podemos encontrar um trecho quase desabitado


Praia de Pontal da Barra, na saída de Maceió para o litoral sul. Negligenciada pelas autoridades, também tem sua beleza. Fica próxima ao centro histórico, o bairro do Jaraguá, atualmente "às moscas". Uma pena.




POVOADO MASSAGUEIRA - MARECHAL DEODORO

A cidade histórica de Marechal Deodoro fica a 30 km de Maceió, e foi a primeira capital de Alagoas. Seu nome é em homenagem ao filho ilustre que proclamou a república do Brasil. A cidade possui um belo acervo arquitetônico e um potencial natural invejável: a Lagoa Manguaba se encontra com a Lagoa Mundaú e, juntas, formam o maior complexo lagunar do país abrigando muitas ilhas, dentre elas a Ilha de Santa Rita, a maior ilha lacustre do Brasil. A famosa praia do Francês está localizada em Marechal Deodoro, mas desta vez não fomos até lá. Nossas impressões não são das melhores (ver a postagem Maceió, neste blog).
Às margens da Lagoa Manguaba fica o povoado de Massagueira, considerado o maior pólo gastronômico do nordeste. Nos fins de semana muitas pessoas de Maceió atravessam a ponte para se banquetear em Massagueira. E é, de fato, uma excelente pedida.


Lagoa Manguaba. Ótima para tomar um bom banho, praticar esportes náuticos, pescar ou ficar simplesmente admirando. Linda. 


Restaurante Camarão Pirata. Muito bom. Recomendamos. Além da comida excelente e dos preços simpáticos, há uma prainha deliciosa para o visitante se refrescar à vontade





O passeio de barco abrange as duas lagoas, com parada para banho

Lindo por-do-sol no povoado Massagueira









BARRA DE SÃO MIGUEL

Conhecemos Barra de São Miguel em viagem anterior que fizemos a Alagoas. Visitamos a praia de mesmo nome e a lindíssima Praia do Gunga, a mais famosa da região. Desta vez resolvemos "rifá-las" do roteiro e deixar espaço (no tempo) para conhecer outras praias que ficaram para trás na primeira viagem. Aos que quiserem ver as fotos para ter uma ideia da beleza desse trecho do litoral alagoano, veja na postagem Maceió (marcador Alagoas) deste blog.

CORURIPE

Passamos rapidamente pela sede do município de Coruripe, a 90 km de Maceió. Nosso destino era os vilarejos de Pontal do Coruripe e Lagoa do Pau, onde ficam as consideradas melhores praias do lugar. O Pontal é um povoado de pescadores que se transformou em destino turístico. Dispõe de pousadas e restaurantes e tem o artesanato como um atrativo à parte: cestinhas, porta-jóias, bolsas, chapéus, tapetes e bijuterias feitos com a palha de ouricuri, uma palmeira abundante na região. Mas nós gostamos mesmo foi de Lagoa do Pau, que também conta com algumas pousadas. Além da praia mais linda do litoral sul de Alagoas.

Dica: Pousada Sol e Lazer. Rua da Pista, s/n, Lagoa do Pau, quase em frente ao Centro de Artesanato. Proprietários: os supersimpáticos e atenciosos, seu Gilberto e D. Maurina. A pousada é simples e confortável. Diária p/ casal 50,00. Contato (82) 3273 9081.



Estrada para Coruripe. Muito bonita e perigosa

O perigo está nas inúmeras curvas, algumas bastante acentuadas, e não existe nenhuma sinalização, seja vertical ou horizontal. Esta foto mostra um dos únicos trechos com alguma sinalização mas, em compensação, esburacado. Imagina tudo isso à noite... Sufoco!

Depois de uma estrada sinistra, o paraíso. Praia de Lagoa do Pau


Lagoa do Pau é, sem dúvida, a praia mais linda de Coruripe. Talvez até de todo o litoral sul alagoano



Tiramos inúmeras fotos














 
Pense nesse banho! As águas são mornas e limpíssimas

A pequena vila de Lagoa do Pau


Outra praia do município - Pontal do Coruripe



A vila de Pontal






Que nos perdoem os apaixonados por Pontal do Coruripe, mas Lagoa do Pau é bem mais bonita






FELIZ DESERTO

Distante 116 km de Maceió, possui 11 km de praias inexploradas. Existe uma lenda que justifica a origem do nome da cidade. Conta-se que o holandês Domingos Mendes, depois de sobreviver a um naufrágio, encontrou uma imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens debaixo de um frondoso cajueiro, num lugar deserto. Sua felicidade com a descoberta foi tão grande que o local foi batizado de Feliz Deserto.


A estrada para as praias de Feliz Deserto é impecável e muito bonita. Parece que estamos entrando num coqueiral


As praias são bonitas mas pouco frequentadas. Não possuem barracas ou bares, somente umas poucas casas, e algum lixo trazido pelo mar que, supomos, estava ali há bastante tempo


Catadora de maçunim. Dezenas de mulheres frequentam a praia diariamente em busca do crustáceo, muito requisitado nos restaurantes da região





PIAÇABUÇU

Distante 135 km de Maceió, Piaçabuçu possui um dos maiores atrativos turísticos de Alagoas: a Foz do Rio São Francisco, belíssimo cenário que marca o encontro do rio com o mar (ver a postagem Foz do Rio São Francisco, neste blog). Como já fizemos o passeio até sua foz, optamos agora por conhecer os cânyons do Velho Chico. Não havia tempo disponível para fazer os dois passeios, infelizmente. O município tem ainda o maior banco de camarão do nordeste e é um importante pólo pesqueiro. Ficamos pouco tempo em Piaçabuçu, mas conseguimos identificar vários cenários do filme "Deus é brasileiro". E não deu para conhecer a famosa Praia do Pontal do Peba. Quem sabe da próxima vez.



A cidade de Piaçabuçu encerra nossa passagem pelo litoral alagoano. Daqui, seguimos para a histórica Penedo, às margens do Rio São Francisco. Depois atravessamos de balsa para o estado de Sergipe, onde visitamos Aracaju e Laranjeiras. Retornamos a Alagoas atravessando o sertão até chegar em Piranhas e fizemos um espetacular passeio aos cânyons do São Francisco. Para finalizar, uma paradinha na feira de Caruaru, em Pernambuco, para fazer umas comprinhas. Todo o roteiro será postado, aos poucos, nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário