sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Praia Naturista de Tambaba

Postagem das férias (janeiro/2013), finalmente. Após as festas de final de ano comemoradas em São Luís (MA), deixamos a ilha rumo a praia naturista de Tambaba, na Paraíba, fazendo algumas deliciosas paradinhas no caminho. Como já dissemos outras vezes, nossas viagens começam quando ainda estamos planejando e só terminam na porta de casa. Algumas pessoas não entendem que a ida e a volta também fazem parte, e viajam dias inteiros, sem parar, tornando a viagem de carro extenuante. Dirigir o dia todo é extremamente cansativo, e você perde a chance de descobrir / conhecer lugares e pessoas muito interessantes no caminho.

Desta vez, curtimos Tianguá e Viçosa do Ceará, na serra de Ibiapaba, e tomamos um merecido e maravilhoso banho na belíssima praia de Água Belas, em Cascavel, no Ceará. No Rio Grande do Norte, paramos em Touros e em São Miguel do Gostoso (na ida), e em Baía Formosa (na volta). Demos uma fugidinha do nosso paraíso naturista para apreciar o por-do-sol na praia do Jacaré, em Cabedelo (PB), ao som do Bolero de Ravel. Na volta pra casa, paramos em Fortaleza para matar a saudade de parentes e amigos, e em Canindé, também no Ceará. A ideia inicial seria postar a viagem na sequência. Porém, atendendo a pedidos (inúmeros pedidos, vale ressaltar), começaremos com a grande estrela da viagem - a paradisíaca praia de Tambaba, primeira praia de nudismo a ser oficializada por lei municipal no Brasil.

Situada no município de Conde (17km de João Pessoa), escondida entre paredões de rochas que garantem a privacidade dos adeptos do nudismo/naturismo, a praia é lindíssima. O mar de águas limpas e mornas forma piscinas naturais na maré baixa. Possui pousada com restaurante e está sendo construído um espaço para campistas. O naturismo é gerido pela Prefeitura Municipal de Conde (lei 256/2002) e segue os itens do Código de Ética Naturista, conjunto de normas criadas pela Federação Brasileira de Naturismo que garantem um padrão de comportamento na praia e a ordem pública. Como foi colocado na primeira postagem sobre Tambaba, dentre essas normas estão a proibição de filmagens ou fotografias de pessoas nuas sem o devido consentimento, proibição de práticas sexuais em público, proibição do uso de drogas ilícitas, a obrigação da nudez total para ter acesso e permanecer na praia. Também é proibida a entrada de homens desacompanhados.

Ficamos um dia a mais do planejado. Estar numa praia paradisíaca, curtindo a natureza ao natural, segurança, tranquilidade, sol, sombra, cerveja gelada e um mar de águas mornas... Quem seria louco de querer ir embora?

Para encerrar, nada mais justo que relembrar a pioneira do naturismo no Brasil, a poderosa e inesquecível Luz Del Fuego: "Um nudista é uma pessoa que acredita que a indumentária não é necessária à moralidade do corpo humano. Não concebe que o corpo humano tenha partes indecentes que se precisem esconder. ( ) Somente com o nudismo salvaremos a humanidade das perversões inevitabilíssimas. Se o homem tem um desejo, desde que não seja prejudicial a outrem, que se lhe satisfaçam esse desejo. Para a fome temos o pão, para a sede a água, para a imoralidade, a nudez. ( ) Não existe indecência no corpo humano. Cobrindo-o com vestes, nós é que o tornamos cobiçado e nos excitamos pelo pensamento desviado".

Dicas:
Pousada Tambaba Naturista (dentro da área nudista). Contato: Hildebrando. (83) 9162 6582 / 9992 8862 / 9605 1656 / 9605 1636. Possui bar e restaurante abertos aos visitantes, mesmo que não estejam hospedados na pousada. Diária p/ casal 150,00 c/ café da manhã. Cerveja somente em lata (4,00) e as refeições custam em média 60,00 e servem duas pessoas muito bem. Além da cerveja, também servem caipirinhas e whisky.

Bazar da Shirley (lojinha de souvenirs) - entrada da área nudista.

Xexéu Tambabar (bar e restaurante) - área não nudista.

K&K Bar e Lanchonete - estacionamento da praia.

Tambaba Shopping (lojinha de souvenirs) - estacionamento da praia.

Birosca do Diniz (lojinha de souvenirs) - estacionamento da praia.

Existem mais 3 pousadas (uma delas com área para camping) na área de Tambaba, a poucos metros da praia: Tambaba Camping e Hospedagem (próxima ao estacionamento), Pousada, Bar e Restaurante Arca da Bilú (150m da praia) e a Pousada Aldeia dos Ventos (300m da praia). Todas na área não-nudista, obviamente.

Em Jacumã, vilarejo mais próximo a Tambaba, e onde os preços são abusivos no quesito alimentação (desconhecemos o restante), a opção é o Restaurante Cantinho da Vila, self-service à vontade (9,00). Comida simples e muito gostosa, local limpo e arejado. Os restaurantes de Jacumã, no geral, esqueceram o significado do conceito de "preço justo". Perderam a noção.



Quando chegamos em Tambaba, essa é a primeira  paradinha para fotos
Área do estacionamento comum aos naturistas e aos outros frequentadores. A praia está dividida em dois espaços. Para chegar à área onde é proibido o uso de roupas, você precisa passar pela área da praia comum (ou "normal", como dizem alguns).
Diária de estacionamento 5,00 (exija o boleto - o dinheiro é destinado à Associação de Tambaba p/ pagamento de funcionários)



Área não-nudista de Tambaba

Existem fotos que são quase obrigatórias devido à beleza ou ao inusitado. Achamos que aqui são os dois


Outro ângulo
A área não-nudista possui bar, restaurante, venda de churrasquinho e lojinha de souvenirs
Espaço que separa as duas áreas da praia. Tem um segurança explicando que a partir daqui, só se tirar tudo - "toalhismo" não é uma categoria do nudismo, viu galera?


Portal de entrada da área nudista




Área nudista de Tambaba. As fotos dispensam comentários...



Pousada Tambaba, única na área nudista


Área dos quartos e espaço para uso de internet (estressantemente lenta)


Vista da varandinha do nosso quarto

Foto do nosso quarto, com varandinha privativa e espetacular vista para o mar
Os quartos são simples, mas confortáveis. Não possuem TV, ar condicionado ou frigobar. A política do local é receber os hóspedes num ambiente caseiro. Todos (hóspedes e proprietários) dividem a TV e a geladeira. Assim, todo mundo conhece todo mundo. Na hora do café, sentamos todos na mesma mesa, conversando, como se fôssemos realmente amigos. Aliás, fizemos ótimas amizades




Não podíamos deixar de registrar o "segurança" da pousada - Fiel, o cachorro que late pra quem estiver vestido. Ele detesta roupas...


Mesmo sem área apropriada para camping (está sendo construída na área da pousada), há quem arme sua barraca. Afinal, pode dormir ou sair da praia sem preocupações - a segurança em Tambaba é lei
Na maré cheia, o mar invade as pedras formando essas piscinas naturais de água morna. Ficamos horas "de molho". É divino!

Surfistas naturistas aproveitam as ondas quando a maré está enchendo



Luiz Guilherme...


... e Cirana. Foram as fotos mais discretas que conseguimos tirar
Foto da área do lado de lá (não-nudista) tirada do lado de cá, de manhã cedo, antes da chegada das pessoas. Luiz subiu nas pedras, completamente nu, é claro, e conseguiu registrar a praia ainda tranquila - algo impossível a partir das 9 horas


Outro ângulo da pousada, já em clima de despedida

Deixando a área nudista, muito a contragosto. É aqui que as pessoas se vestem ou se despem para acessar os espaços distintos da praia


Até um dia, Tambaba...